O Portal do Norte do Paraná
Região

Cenipa vai investigar erro em rota de avião que trouxe vacinas para Londrina

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira vai investigar o que provocou o erro na rota do avião do Governo do Paraná na manhã da última terça-feira (19). A aeronave que transportava as vacinas contra a Covid-19 de Curitiba para Londrina entrou em rota de colisão de um boeing da Gol. A tragédia foi evitada com ajuda de aparelhos técnicos e controladores de voo que, por meio do rádio, determinaram o desvio imediato.

O avião da Gol se aproximava para realizar o pouso em São José dos Pinhais, enquanto o monomotor decolava do aeroporto Bacheri. “Essas questões aeronáuticas e das aerovias são tratadas de maneira muito específica. Não houve nenhuma manobra radical, nada disso, e conseguimos sanar da melhor possível. A notícia aconteceu e vamos investigar o que houve”, disse o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, que estava dentro do avião do Governo.

A Casa Civil do Paraná também emitiu uma nota sobre o caso. Leia na íntegra:

“Segundo relato do comandante da aeronave prefixo PP-MMS, após todos os procedimentos técnicos de decolagem, o piloto automático, devidamente acoplado, apresentou uma atitude inesperada, curvando à direita. Diante disso, a tripulação tomou os procedimentos técnicos necessários, porém este não respondeu de imediato, e que logo após foi obtida a informação de tráfego. Nesse momento, foi desacoplado o piloto automático e retomado o procedimento de decolagem sem o auxílio do equipamento. Ressaltamos que não houve um acidente, mas um incidente, o qual foi devidamente reportado às autoridades aeronáuticas. Dentro da dinâmica da aviação, foram tomadas as medidas técnicas mitigadoras para manter a segurança de voo. Isso significa que a tripulação estava atenta e segura em seus procedimentos. Após a Casa Militar tomar conhecimento do fato, determinou que a aeronave permanecesse em solo, até a intervenção de manutenção. Nesse tocante, destacamos que todas as aeronaves sob responsabilidade do órgão estão com suas manutenções em dia. Em relação ao incidente, sem prejuízo da apuração aeronáutica, a Casa Militar irá realizar uma averiguação interna do ocorrido.”

Com informações:Tarobá News

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Pioneiro de Rolândia, Nikolaus Schauff falece aos 83 anos

Avenida Gaturamo em Arapongas recebe iluminação com lâmpadas de LED

17ª Regional de Saúde recebe mais de 15 mil doses de vacina contra a covid-19

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais