O Portal do Norte do Paraná
Região

Pioneiro de Rolândia, Nikolaus Schauff falece aos 83 anos

O pioneiro Nikolaus Schauff faleceu nesta quinta-feira (20), aos 83 anos em Rolândia. Ele foi participante ativo na política e vida pública do município. O velório será na Capela Central, das 12h às 16h, e o sepultamento será no Cemitério São Rafael.

Nikolaus nasceu em 1937 na Alemanha. Um dos nove filhos de Johannes e Catarina Schauff, que vieram para Rolândia em 1939, pouco antes da eclosão da Segunda Grande Guerra Mundial. O seu pai já havia adquirido seis anos antes mata nativa no Km 4 da estrada para São Martinho, onde iniciou a formação de cafezais na Fazenda denominada Santa Cruz.

Em 1950 a família voltou para a Europa, onde Nikolaus iniciou os estudos superiores. Concluiu o ginásio humanístico na Itália e a faculdade de direito na Alemanha. Mesmo com boas chances profissionais, resolveu voltar para Rolândia para assumir a administração da Fazenda Santa Cruz, em 1961. Antes casou-se com Marie Luis, que conheceu na cidade de Munique pouco antes de terminar os estudos. Desta feliz união nasceram cinco filhos: Benedito Miguel, Catarina Maria, João Paulo, Betina Elisabeth e Nicolau Schauff Junior.

Em 1973, Nikolaus e sua esposa optaram definitivamente pela cidadania brasileira jurando fidelidade à constituição perante um general da ditadura militar em Curitiba. Desde então, foi administrador rural, cooperativista, vereador (em 1986), presidente da Câmara na gestão do ex-prefeito Eurides Moura, conselheiro (Saúde), presidente da Associação Beneficente São Rafael – que administra o hospital -, esportista, ambientalista, além de ter se constituído cidadão brasileiro e rolandense.

Em 2017, Nikolaus recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Roland, a mais alta condecoração de Rolândia, na Câmara de Vereadores.

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Ministério Público pede indenização de R$ 100 mil de vereadores que votaram aumento dos próprios salários da praia e debaixo de guarda-sol

Programa Escola Segura chega a mais cinco escolas em Londrina

Ibiporã: Jovem morre após colidir moto contra caminhão

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais