O Portal do Norte do Paraná
Comunidade

Casos de dengue assustam municípios do Norte pioneiro

Municípios do Norte Pioneiro do Paraná já estão em alerta por causa dos casos de dengue. A chegada do verão favorece a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya. Cornélio Procópio, Sertaneja e Uraí são as cidades que mais tem mantido o cuidado nesse início de ano.

Segundo dados do último informe técnico disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira (8), a 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio teve 190 notificações de casos de dengue, dos quais 37 foram confirmados.

Apenas em Cornélio foram 39 notificações de suspeita da doença, com 2 casos confirmados. Já em Uraí foram 68 casos notificados, com 33 confirmações da doença. Sertaneja teve 2 notificações. Como as três cidades são próximas, os números preocupam. O alerta é que nesse período de férias os moradores não descuidem de seus quintais, eliminando possíveis focos de proliferação do Aedes.

Os dados da Secretaria tem como base a semana epidemiológica 31/2018 (primeira semana de agosto) até a semana 01/2019, o que significa que foram registrados ainda mais casos no primeiro semestre de 2018. No Paraná inteiro foram 4.923 casos suspeitos de dengue, dos quais 3.259 foram descartados.

Veja abaixo um checklist elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde para verificar possíveis focos do mosquito em sua casa, pelo menos uma vez por semana:

 

Daiane Valentin

Foto: Ag. Pará/Divulgação

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Comitê de Saúde vai monitorar ocorrências de febre amarela

População deve manter Cadastro Único do Governo Federal atualizado

Cobra News (User)

Colabore: Família faz rifa para custear tratamento de cadela com câncer

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais