O Portal do Norte do Paraná
Região

Carnaval de Rua de Londrina termina com sucesso reunindo 30 mil pessoas

A retomada do Carnaval de Rua de Londrina, realizada no último domingo (19), foi um grande sucesso. Após dois anos sem a realização da festividade, por conta da pandemia de Covid-19, a festa foi celebrada com muita alegria e emoção, contando com grande adesão de foliões, que lotaram a área de acesso e estacionamento do Jardim Botânico, local selecionado para receber o evento. A estimativa da Prefeitura de Londrina é que cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes, de todos os cantos da cidade, superando a expectativa de 20 mil foliões.

A concentração da festa teve início às 14h, na área de acesso do local, na Avenida dos Expedicionários, e por volta das 16h os foliões seguiram para a o estacionamento, onde foi montada a estrutura para receber as pessoas, com palco para a realização dos shows. Quatro blocos participaram das atividades, que seguiram até a noite.

Dois deles, os blocos Barbada e Rua Eklétika, iniciaram o evento com a concentração dos foliões. Na sequência, às 16h, eles seguiram para o palco, animando ainda mais o público. No início da noite, entre as 18h45 e 21h, o Bloco Bafo Quente, principal atração do Carnaval 2023, assumiu a festa, promovendo um grande show na área do estacionamento do Jardim Botânico.

Os três blocos (Barbada, Rua Eklétika e Bafo Quente) foram selecionados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura, e receberam da Prefeitura um investimento de R$ 80 mil.

O quarto bloco presente no evento foi o Bloco da Fábrica, voltado principalmente para o público infantil, sendo uma iniciativa do Programa Fábrica – Rede Popular de Cultura. O bloco foi um show à parte no carnaval londrinense, com belíssimas apresentações do Projeto Ginga Londrina, formado por crianças praticantes de capoeira e seus mestres; do projeto Passos para o Futuro, de dança de rua, com crianças que participam da iniciativa no Jardim Califórnia; e do Clube do Choro, que fez um show de choro, voltado mais para o samba, com crianças e adultos.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, avalia que o Carnaval de Londrina de 2023 foi o Carnaval da retomada e se configurou como um sucesso estrondoso. “O conteúdo do Carnaval foi muito rico, extrapolando o evento, que foi magnífico. Participaram 30 mil pessoas no Jardim Botânico, um espaço novo, que transmite paz e tranquilidade. O Bloco Bafo Quente e os outros fizeram um grande espetáculo, atraindo gente de todas as regiões da cidade. Além disso, o evento também teve impacto no turismo, pois embora não consigamos quantificar, muitas pessoas da região participaram do Carnaval em nossa cidade. Houve repercussão positiva em toda a mídia, nas redes sociais; foi um Carnaval de participação, com forte presença da juventude”, ressaltou.

Pellegrini informou que as ações do Carnaval de Londrina se iniciaram muito antes de domingo, com a realização de oficinas em diversos locais, por toda a cidade, inclusive para as crianças. “Foi um processo muito grande, tivemos um Carnaval muito rico e que aponta um caminho fantástico para o próximo ano, quando Londrina começa as pré-comemorações dos 90 anos da cidade”, disse.

O secretário lembrou, ainda, o desafio causado pelo mau tempo na cidade, fazendo com que o grupo gestor da festividade, composto por diversas instituições, precisasse remanejar o evento para o Jardim Botânico. Originalmente, a iniciativa estava programada para ser realizada no Aterro do Lago Igapó. “É importante ressaltar que tudo isso foi feito com muita rapidez, graças à sinergia do grupo instituído por meio de decreto municipal”, apontou.

Ainda segundo Pellegrini, quando se avalia todo o cenário, o Carnaval também demonstra ser um campo de geração de trabalho e renda, não somente para o comércio e o turismo, como para toda a cadeia produtiva da Cultura. “Todos os shoppings fizeram bailes e matinês, bem como instituições como o Sesc, e os artistas de nossa cidade trabalharam bastante em Londrina e região. Realmente, o Carnaval se apesenta como um fator de geração de renda para os artistas, produtores, para a cadeia de áudio, som, palco, banheiros, que movimenta, com intensidade, a economia de Londrina”, finalizou.

Organização – A limpeza do evento foi feita pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que instalou coletores de lixo na área antes da festividade. Além disso, na segunda-feira (20), dia seguinte à festa, outra equipe realizou a limpeza no local, a partir das 7h, tendo concluído o trabalho às 12h. Neste dia, foi recolhido um caminhão de resíduos.

A segurança do evento, do público e do trânsito, foi feita pelos agentes da CMTU, Guarda Municipal de Londrina (GML) e Polícia Militar (PM). De acordo com a CMTU, o trânsito no local foi bem tranquilo e não houve nenhum incidente. Durante o evento, também estiveram à disposição duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e banheiros químicos instalados.  O Corpo de Bombeiros e as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foram notificadas, previamente, para ficar de prontidão.

Via N com

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Por mais segurança no cruzamento da linha férrea, familiares e amigos de vitimas fazem manifestação no próximo sábado (4) em Rolândia

Cobra News (User)

HU de Londrina volta a ter mais de 90% dos leitos de UTI Covid ocupados

Homem é preso ao tentar violentar a sogra em Apucarana

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais