O Portal do Norte do Paraná
Esporte

Arábia Saudita inicia construção de estádio para Copa do Mundo 2034

A Arábia Saudita assinou o contrato para o início da construção de um estádio que deve receber jogos na Copa do Mundo de 2034. O Jeddah Central Stadium, em Jedá, terá capacidade para 45 mil torcedores e deve ficar pronto em 2030.

O Grupo GMP, que fez estádios em vários países ao redor do mundo, como a Arena da Amazônia, em Manaus, é o responsável pelo projeto. O design é arrojado e inspirado no bairro Al-Balad, área histórica no centro de Jedá.

A arena terá teto retrátil e será toda climatizada. O governo saudita anunciou a assinatura do contrato para o início das obras. Al-Ittihad e Al-Ahli, clubes da cidade de Jedá, comemoraram nas redes sociais e devem usar o novo local.

A Jeddah Central Company, empresa pública criada para administrar os projetos da cidade, não citou o valor específico do novo estádio. No anúncio, a companhia informou que o todo o complexo, que incluem uma Ópera e um Oceanário, será construído por 12 bilhões de riais sauditas, cerca de R$ 16 bilhões.

Todo o dinheiro é proveniente do PIF (Fundo de Investimento Público), mesmo fundo sócio-majoritário do Newcastle, da Premier League, e dos quatro grandes clubes da Arábia Sautia: Al-Nassr, Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Ahli.

A Arábia Saudita é a única candidata a sediar a Copa do Mundo em 2034, e a Fifa deve confirmar sua escolha no final deste ano. A candidatura prevê 14 estádios para a competição com 48 seleções, e o país reiterou sua intenção de sediar todas as partidas em seu território.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Liga Saudita foi a 2ª que mais gastou na janela; Premier League lidera ranking

Cobra News (User)

Edição 2024 do Brasileiro feminino começa no dia 15 de março

Cobra News (User)

Pré-Olímpico Sul-Americano: veja classificados para a fase final

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais