O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Apucarana é reeleita cidade com a melhor educação do Paraná

Apucarana foi novamente reconhecida como a cidade paranaense que oferta a melhor educação às suas crianças e jovens. A conclusão é do 3º Prêmio Band Cidades Excelentes, cujos resultados da etapa estadual foram divulgados na noite de terça-feira (07/11), em cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Considerada o “Oscar” do municipalismo brasileiro – a premiação promovida anualmente pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, objetiva reconhecer, valorizar e divulgar boas práticas de gestão, que podem vir a ser replicadas em outros municípios, melhorando cada vez mais os serviços prestados à população. O prefeito Júnior da Femac, que participou da cerimônia de divulgação dos resultados da etapa estadual, falou sobre a conquista nesta quarta-feira (08/11) durante entrevista coletiva. “Um prêmio importante porque ele mostra que estamos no caminho correto, investindo pesado na educação e buscando ofertar a melhor formação possível aos nossos estudantes. Muito obrigado a todos os professores e servidores pelo belíssimo trabalho que eles estão realizando nos CMEIs e Escolas. Esse prêmio foi conquistado coletivamente”, comemorou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, frisa que é a segunda vez que a qualidade do ensino apucaranense é reconhecida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Áquila. “Em 2021, Apucarana ficou em primeiro lugar nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria Educação, municípios com mais de 100 mil habitantes. Agora, em 2023, nós ganhamos a etapa estadual do concurso e, consequentemente, estamos concorrendo novamente na fase nacional. Conquistas que são frutos do comprometimento de toda equipe da educação, sempre com o apoio do prefeito Junior da Femac”, disse.

No pilar Educação, para a seleção dos premiados, o IGMA levou em conta os seguintes índices de cada município: Analfabetismo 15 anos ou mais; Expectativa de anos de estudo, Taxa de abandono nos anos finais do Ensino Fundamental; Taxa de abandono nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Gasto com Educação por aluno por ponto do IDEB, Resultado IDEB nos anos finais do Ensino Fundamental; Resultado do IDEB nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Distorção Idade-Série no Ensino Fundamental; Acesso à Educação Infantil; Adequação da Formação Docente, Custo da ineficiência por aluno; Percentual de aplicação na Educação; Percentual de aplicação do FUNDEB; e Percentual de aplicação do Fundeb Magistério.

Mais – Ainda na etapa estadual, Apucarana foi qualificada como uma das três melhores cidades do Paraná em “Sustentabilidade” e também em “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”. A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Áquila. Uma plataforma por meio de Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final. Como critérios, os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. “Temos muito orgulho da nossa equipe de trabalho em todas as áreas. Prêmios como esse do Band Cidades Inteligentes, têm uma avaliação muito criteriosa – por parte do Instituto Áquila – aferindo uma série de índices. Além da nossa premiada educação, a nossa gestão agrega uma série de ações e programas que são muito bem qualificados e podem ser replicados por outros municípios, e isso contribuiu também para que Apucarana ficasse no top3 das categorias de sustentabilidade e desenvolvimento sócio-econômico”, comentou o prefeito Junior da Femac.

Na Etapa Estadual foram premiados os municípios nas categorias populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. As três melhores cidades de cada pilar por estado e categoria, serão agora avaliadas entre si, saindo as vencedoras para o Prêmio Nacional, cuja noite de premiação acontece no dia 17 de novembro de 2023, em cerimônia a ser realizada em Brasília.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Deputado Cobra Repórter apresenta Voto de Repúdio em relação ao filme “Como se tornar o pior aluno da escola”

Decreto Municipal é retificado na cidade de Rolândia

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (12) no Paraná; veja a ordem dos grupos prioritários

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais