O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (12) no Paraná; veja a ordem dos grupos prioritários

A campanha de vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, começa nesta segunda-feira (12), no Paraná.

A vacinação começa pelo grupo prioritário composto de crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde.

A Secretaria Estadual da Saúde espera vacinar 4,4 milhões de pessoas. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até 19 de julho.

A meta para todos os estados, segundo o governo federal, é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários. Para a primeira fase, o estado recebeu 372 mil doses do Ministério da Saúde.

A Sesa alerta que a vacinação contra a gripe é importante pois, além de prevenir o surgimento de complicações, internações e óbitos por causa da própria infecção, vai reduzir os sintomas que podem ser confundidos com a Covid-19.

Grupos prioritários

Conforme a Sesa, a vacinação será feita de forma escalonada, com os grupos prioritários distribuídos em três etapas:

  • 1ª fase (12 de abril a 10 de maio): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
  • 2º fase (11 de maio a 8 de junho): idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas.
  • 3º fase (9 de julho e 19 de julho): pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e a gripe simultaneamente. A orientação, neste momento, é para priorizar a imunização contra o novo coronavírus.

Crianças

Para os pais de crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade e que receberão a dose pela primeira vez na vida, a Sesa lembra que é preciso aplicar a vacina em duas doses.

Neste caso, após a primeira aplicação, é preciso agendar a segunda dose obedecendo um intervalo de 30 dias.

Com informações:G1

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Universidades estaduais do Paraná têm 4,7 mil vagas abertas no Sisu

Cobra News (User)

Para comemorar 108 anos, Corpo de Bombeiros fará live

Cobra News (User)

Carro invade escritório de funerária após acidente, em Sarandi

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais