O Portal do Norte do Paraná
Região

Agricultores de Centenário do Sul adotam medidas de prevenção contra o coronavírus

Agricultores de Centenário do Sul, no norte do Paraná, adotaram medidas de prevenção para evitar o contágio do novo coronavírus por parte dos produtores rurais e a transmissão para os consumidores.

Entre as medidas estão a adoção de novas práticas de higiene na colheita e manuseio dos produtos até a venda direta para os clientes da região, evitando as centrais de abastecimento, onde há aglomeração de pessoas.

O município tem cerca de 11 mil moradores e conta com aproximadamente cem propriedades rurais. A principal produção da cidade é o maracujá.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Rodrigo Almeida Lens, afirmou que a preocupação era que os agricultores fossem infectados e levassem a doença para as propriedades mais afastadas.

De acordo com o boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) de sábado (25), nenhum caso havia sido registrado na cidade.

Cuidados básicos

As primeiras mudanças aconteceram dentro das propriedades. Entre os agricultores, máscaras e álcool em gel agora são indispensáveis também na lavoura. Cada produtor é responsável por higienizar tudo, antes de fazer o transporte dos produtos.

O alimento é levado até um barracão da prefeitura onde os produtos são separados em cestas que passaram por higienização.

Antes, os produtos eram levados para as Centrais de Abastecimento (Ceasas) de Londrina ou de Maringá, para serem vendidos.

Agora, donos de supermercados negociam as mercadorias diretamente com os produtores, para reduzir o número de pessoas envolvidas no processo.

Exemplo

As mudanças estão sendo consideradas um exemplo na luta contra o coronavírus.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Natalino Avance de Souza, diz que o novo processo deve ser mantido mesmo quando a pandemia passar.

“Este arranjo já está permitindo aos agricultores ter um procedimento diferente, um modelo de proteção aos agricultores pra não receber o vírus da cidade, mas também um procedimento deles de produzir com cuidado, de embalar, de lavar, de preparar as caixas, desinfectar a caixas e entregar um produto seguro para a sociedade, afirmou.

Fonte:G1 Paraná

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Alunos da rede municipal de Londrina recebem uniformes

Novo decreto de Rolândia autoriza volta das atividades das igrejas, academias e feiras livres a partir de segunda-feira

Então é Natal! Confira a agenda de atrações natalinas em nossa região

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais