O Portal do Norte do Paraná
Região

Gepatria denuncia 13 pessoas na operação Casa de Papel

O Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo regional de Londrina, no Norte-Central do estado, do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) ofereceu nesta segunda-feira (21), denúncia contra 13 pessoas investigadas na operação Casa de Papel.

Conforme a denúncia, os indícios coletados na investigação indicam que, ao menos a partir de 2013 e até 2020, empresários teriam constituído organização criminosa com o propósito de praticar crimes contra a administração pública, especialmente fraudes em procedimentos licitatórios em municípios paranaenses, de forma reiterada, em benefício de empresas e particulares.

O chefe da organização manteria vínculos com diversos agentes públicos e servidores com cargos estratégicos, responsáveis pela deflagração dos procedimentos de licitação em diferentes municípios.

A denúncia apresenta sete fatos criminosos (fraudes a procedimentos licitatórios) cometidos pelo grupo, que usava também empresas de fachada e “laranjas” para alcançar seus propósitos.

Em sete anos, as empresas participaram de licitações de 14 prefeituras do Paraná: Arapongas, Cambira, Centenário do Sul, Colorado, Faxinal, Iguaraçu, Marilândia do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Rolândia, Sabáudia, Santa Inês, Santo Inácio e São Sebastião da Amoreira. Houve ainda, participação em processos de três Câmaras Municipais, Arapongas, Assaí e Astorga, e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região.

Informações: MPPR

Acompanhe a programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Prefeitura de Rolândia publica novo decreto que mantém comércio fechado e flexibiliza outras atividades

Crianças de 0 a 3 anos voltam às aulas presenciais em Londrina nesta segunda-feira

Carnaval de Rua de Londrina termina com sucesso reunindo 30 mil pessoas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais