O Portal do Norte do Paraná
Região

Rolândia atinge meta de vacinação contra poliomielite

Rolândia atingiu a meta de vacinação contra a poliomielite/paralisia infantil. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados de aplicação de vacinas durante a campanha, encerrada na última sexta-feira (18).

3.100 crianças de 1 a 4 anos receberam a gotinha da vacina contra a poliomielite, correspondente a 95,24% das crianças do município. A meta era vacinar 95%.

A Secretaria de Saúde também divulgou os números da campanha contra o sarampo, cujo alvo eram adultos entre 20 e 49 anos. No entanto, apenas 3.132 rolandenses (11%) foram vacinados – a meta projetada pelo Ministério da Saúde era de 30 mil pessoas.

Importância da vacinação

Neste momento, é preciso ressaltar a importância da vacinação.  Em 1994, a região das Américas foi a primeira no mundo a ser certificada como livre da pólio, mesmo ano em que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença. A estratégia adotada para eliminar o vírus no país foi centrada na realização de campanhas de vacinação em massa.

Segundo o Ministério da Saúde, até que a poliomielite seja erradicada no mundo, existe o risco de um país ou continente ter casos importados e o vírus voltar a circular em seu território. Para evitar isso, é importante manter as taxas de cobertura vacinal altas e fazer vigilância constante, entre outras medidas.

O Ministério da Saúde alerta à população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, que é uma doença altamente contagiosa. O sarampo tinha sido erradicado no território brasileiro em 2016. No entanto, em 2018 a doença voltou a circular e diversos surtos ocorreram no país, inclusive no Paraná. A vacinação é fundamental para conter o avanço da doença.

Informações: PMR e Ministério da Saúde

Foto: Divulgação

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Inscrições para o concurso público de Londrina encerram nesta quinta-feira

Cobra News (User)

Voz, imaginação e leitura de texto serão exploradas na 4ª oficina do Grupo Teatrando

Justiça concede liberdade provisória para homem que estava com criança desaparecida em Arapongas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais