O Portal do Norte do Paraná
Região

Prefeitura de Londrina quer fazer mudanças na lei seca

A Prefeitura de Londrina quer fazer alterações na lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas entre as 22h e 8h do dia seguinte em locais públicos, além de impedir a ingestão a uma distância de até 300 metros de escolas. As alterações foram resumidas em um projeto que já tramita na Câmara Municipal. Dentre as principais modificações, estão o valor máximo de R$ 2 mil para casos reincidentes e descontos se a infração for paga sem o protocolo de qualquer alegação por parte do notificado.

Quem for flagrado bebendo nos lugares proibidos pela legislação é multado em R$ 500. Segundo o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, “a proposta não altera em nada o conteúdo da lei, mas esclarece alguns pontos que antes eram bem confusos, como para onde vão os recursos obtidos com as infrações, que agora irão diretamente para a Guarda Municipal”.

Conforme Ramos, outro item que precisava ser mais bem explicado era o prazo que o infrator tem para recorrer da punição. “O texto, quando se trata da apresentação da defesa, não era claro o bastante se era a suspensão ou interrupção do período. Se não definirmos um limite, a pessoa fica eternamente recorrendo. Por exemplo, se são 30 dias para se defender e o questionamento é enviado quase no final, vale o tempo que definimos para esse julgamento”, comentou.

Descontos

O projeto descreve ainda que as reduções serão de 10% e 20% se a multa for paga em até 10 dias da data da desistência da apresentação de recurso e de 40% se a infração for paga em até um mês desde o dia em que a notificação for lavrada. “É uma forma de diminuir a burocracia. Também damos oportunidade para a pessoa compreender o erro que cometeu”, ressaltou o secretário.

Números

Desde o final setembro, período em que a Defesa Social iniciou a fiscalização, 559 multas foram emitidas, 302 em 2018 e 257 até o dia 29 de abril deste ano. A proposta ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores.

Informações da Folha de Londrina

Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mulher se entrega após invasão à igreja em Arapongas

Secretaria de Educação do Paraná apura caso de aluna que foi beijada por professor em escola de Cambé

Em nota, Sanepar esclarece sobre poços ao lado do cemitério do Bartira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais