O Portal do Norte do Paraná
Região

Em nota, Sanepar esclarece sobre poços ao lado do cemitério do Bartira

Após questionamentos acerca da perfuração de um poço ao lado do cemitério do distrito Nossa Senhora Aparecida (Bartira), em Rolândia, a Sanepar divulgou uma nota de esclarecimento.

Segundo a Companhia de Saneamento, a localização do poço não irá prejudicar a qualidade da água, pois a captação vem da rocha, no aquífero Serra Geral, e não do lençol freático, localizado no subsolo, local onde se concentra o resíduo líquido do cemitério.

A Sanepar afirma, ainda, que o poço terá 300 metros de profundidade. Além disso, segundo a empresa, se houver água suficiente para distribuição, todos os testes serão realizados para garantir que a água entregue à população seja potável.

Leia a nota da Sanepar, na íntegra:

“A SANEPAR ESCLARECE

Nossa Senhora Aparecida, ou Bartira, é abastecida por dois poços que captam no aquífero Serra Geral, localizados a jusante do cemitério e dentro dos padrões de potabilidade.

O poço com obra em andamento está situado no pátio do reservatório da cidade, localizado ao lado do cemitério, mas a localização não causa problemas, pois a captação da água do poço vem da Rocha, (no aquífero) e não do lençol freático, (no subsolo), onde fica o “chorume” (resíduo líquido) do cemitério. O poço terá 300 metros de profundidade e já foi encamisado (revestido) até 33,7 metros. Este procedimento evita a entrada de água de superfície.

Após a perfuração do poço, se o mesmo resultar produtivo, isto é, se tiver água suficiente em quantidade, todos os testes de potabilidade serão realizados antes de ser distribuído à população. A água só será distribuída depois de confirmados os padrões de qualidade com segurança.

Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar”

Foto: Divulgação

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Provopar Londrina e Circo dos Sonhos promovem arrecadação de alimentos

Cobra News (User)

Vereador renuncia à presidência da Câmara de Rolândia após vazamento de vídeo íntimo

Cobra News (User)

Museu Municipal de Rolândia abre as portas para o público amanhã (12)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais