A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Violência contra idosos dispara na pandemia, segundo MP

Violência contra idosos dispara na pandemia, segundo MP

Publicado em: 20 fev 2021

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Os órgãos que atuam no combate à violência contra a pessoa idosa em Apucarana registraram sensível aumento na quantidade de denúncias e casos nos últimos meses. A pandemia de coronavírus e a intensificação dos trabalhos de divulgação dos direitos dos idosos foram fatores que colaboraram para a procura por ajuda. Segundo o Ministério Público, em Apucarana houve aumento de 80% nas denúncias em relação a 2019. Da mesma forma, pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Apucarana, a constatação é de crescimento no número de atendimentos.

No Ministério Público (MP) de Apucarana nunca houve tanto trabalho para atender maus tratos a pessoa idosa, como tem sido desde março do ano passado, ressalta o promotor da Promotoria de Justiça e Proteção ao Idoso, Sérgio Migliari Salomão. “Com a pandemia, as pessoas ficam mais em casa e a violência, tanto física como psicológica, contra a pessoa idosa tem aumentado. Mas a promotoria tem acompanhado e procurado dar solução a esses casos”, comenta.

De acordo com o MP, o órgão tem recebido mais denúncias de abandono, do que violência física. “Há muito idoso abandonado pela família e alguns nós conseguimos inserir em casas de repouso, inclusive fora da cidade por falta de vagas em Apucarana”, explica a assessora do MP, Cláudia dos Santos Balan.

Segundo ela, na promotoria a média de denúncias desde a pandemia tem sido de oito casos por mês. Na maioria das vezes, os relatos são de pessoas abandonadas pela própria família, ou filhos e netos desempregados que abusam dos avós para manter algum vício. “Em torno de 50 casos foram reclamações de pessoas idosas abandonadas sozinhas em casa pelos filhos, sendo sete deles encaminhados à assistência”.

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.