O Portal do Norte do Paraná
Região

Vigilância Epidemiológica abre sala de vacinas especiais em Rolândia

Na última segunda-feira (11), a Secretaria de Saúde de Rolândia abriu uma sala de vacinas especiais, que fica no Centro de Especialidades. A coordenadora de imunização da Secretaria, Silvana Ray, explica que a nova sala funciona com uma demanda de vacinas especiais (como a BCG, Antirrábica, Imunoglobulinas e imunobiológicos especiais liberados pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE).

Segundo Silvana, essas vacinas são recebidas em frascos com mais de uma dose, as chamadas multidoses. Por ter um prazo de validade de horas, essas doses têm de ser aplicadas rapidamente, para evitar que sejam perdidas. Por isso, a Secretaria realiza agendamento prévio conforme a demanda.

A coordenadora relata que os pacientes que precisam de uma dessas vacinas devem realizar um agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os dados e contatos do paciente são repassados ao setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria, que organiza os agendamentos e entra em contato com os pacientes para agendar o dia e horário em que ele deve ir à sala centralizada para a aplicação da vacina.

Esse trabalho, segundo Silvana, já era feito nas UBS, mas a Secretaria optou pela centralização para evitar tanto desperdícios quanto faltas de doses. Os pacientes são chamados quando se completa o número de doses que serão aplicadas.

A sala funciona dentro da central de rede de frios, onde ficam estocadas todas as vacinas que o município recebe e que posteriormente são distribuídas entre as UBS. De acordo com Silvana, quando o paciente apresenta a receita de vacina especial, a Secretaria envia uma solicitação para a 17ª Regional de Saúde de Londrina, responsável pelo município. Depois, as doses são solicitadas junto à Secretaria Estadual, em Curitiba.

A sala de vacinas especiais fica na Rua Alzira Tiburski, 102, e funciona todas as segundas-feiras com agendamento prévio das 13h às 17h.

Por Daiane Valentin

Foto ilustrativa

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Polícia Civil procura por casal que passou cheques clonados em comércios de Arapongas

Guarda Municipal de Londrina intensifica patrulhamento preventivo

Covid-19: As primeiras doses de vacina chegou nesta terça a Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais