O Portal do Norte do Paraná
Paraná

UEL, UEM e UEPG comemoram 50 anos e 200 mil formados

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e Ponta Grossa (UEPG) comemoram ontem (6), 50 anos de existência. O trabalho de professores, estudantes e agentes universitários ajudaram a classificar as três instituições como referência no Brasil e no exterior, em ensino, pesquisa e extensão.

“Essas três universidades tiveram um papel crucial no desenvolvimento econômico e social do Estado do Paraná, nestas cinco décadas. São instituições que possuem excelência no ensino, pesquisa e na interação com os diversos municípios por meio da prestação de serviços”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Histórico

A UEL, UEM e UEPG foram criadas em 6 de novembro de 1969 pela Lei Estadual nº 6.034, sancionada pelo então governador Paulo Pimentel. As instituições nasceram da incorporação de faculdades estaduais que já existiam e que funcionavam isoladamente.

Reconhecimento

Mesmo sendo consideradas instituições jovens, as três universidades são referência na formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisas. Além disso, ofertam diversos serviços aos municípios paranaenses, contribuindo para o desenvolvimento regional e melhoria da qualidade de vida.

Em 50 anos, universidades formaram 200 mil profissionais

Em 50 anos, as três universidades foram responsáveis pela formação de 200 mil profissionais. Hoje, mais de 50 mil estudantes estão matriculados nas universidades, distribuídos em 164 cursos de graduação e 194 cursos de mestrado e doutorado.

Para o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, a data é um momento importante para a comunidade refletir sobre os próximos 50 anos da Universidade e qual será o perfil no futuro próximo.

Embora a UEL seja muito respeitada, configurando-se como a quarta melhor estadual do Brasil, reconhecida na América Latina e até mundialmente, temos um desafio importante que é projetar a instituição para o futuro”, salientou.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, enalteceu as personalidades envolvidas na criação da instituição. “A UEPG surgiu do sonho de uma comunidade e foi ampliado por todos aqueles que chegaram depois e deram materialidade a ele. Hoje, a UEPG é o principal motor de desenvolvimento da região dos Campos Gerais e os seus 50 anos se confundem com a história do Paraná moderno”.

“A UEM representa um fortalecimento do Interior do Paraná. A universidade de Maringá sempre esteve comprometida com a região, ofertando oportunidade de formação de qualidade. Hoje, atingimos um patamar de respeito nacional e internacional”, destacou o reitor da UEM, Julio César Damasceno.

Via Agência Estadual de Notícias

Foto: Jaelson Lucas/AEN

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paraná terá temporais a partir de quinta-feira (14)

Estado investe R$ 15 milhões na construção de prédios de Conselhos Tutelares para 12 cidades

Ciretran de Londrina suspende atendimentos após servidores testarem positivo para Covid-19

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais