O Portal do Norte do Paraná
Região

UEL se manifesta sobre cortes de bolsas de Pós-graduação

Sobre os bloqueios de bolsas de Pós-graduação mantidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) da UEL manifesta:

No último dia 7 de maio tivemos o recolhimento de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. As bolsas não estavam ociosas, mas sim em processo de troca de titulares, que ocorre em função das defesas, desistências, critérios do Programa de Pós-Graduação, entre outros.

O Sistema de Acompanhamento de Concessões da CAPES fica aberto mensalmente, por um curto período de tempo, para que a PROPPG atualize as bolsas, de acordo com as demandas de cada programa de pós-graduação. No mês de abril, todas as demandas encaminhadas até o dia 18 foram implementadas e as bolsas garantidas. Os cortes atingiram as bolsas que seriam implementadas a partir de maio.

Inicialmente, fomos informados que haviam sido recolhidas 28 bolsas de doutorado, 10 de mestrado e 5 Pós Doutorado. No dia de hoje (9/5) tivemos a devolução de 15 cotas de doutorado, destinadas aos novos cursos que abriram turmas em março de 2019. Assim, a situação do recolhimento de bolsas da UEL, até o presente momento, é a seguinte:

13 de Doutorado

10 de Mestrado

5 de Pós Doutorado

Total: 28 bolsas bloqueadas

O recolhimento dessas bolsas afeta drasticamente a condição de pesquisa dos estudantes e reduz o recurso financeiro das Pós-graduações, precarizando as condições de funcionamento.

Via Agência UEL

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Secretaria de Educação de Rolândia divulga edital para PSS

Ratinho Junior visita região metropolitana de Londrina

Atletas do grupo ‘Os Tucanos’ se destacam na Prova Pedestre de Apucarana

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais