O Portal do Norte do Paraná
Região

UEL abre inscrições para o Vestibular 2024 em Londrina e quatro cidades do Paraná

As inscrições para o Vestibular 2024 da UEL estão abertas até o dia 5 de setembro, exclusivamente pelo portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops). Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição em que definirão curso, turno, opção de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) e se prestarão o processo pelo sistema universal ou de cotas. Também poderão escolher se farão a 1ª fase em Londrina ou em outras quatro cidades paranaenses. São ofertadas 3.100 vagas, sendo 2.500 por meio do Vestibular e outras 600 via Sistema de Seleção Unificado (Sisu). As inscrições custam R$ 176,00.

Neste ano, o concurso voltará a ser realizado nos meses finais do ano, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). As provas serão aplicadas nos dias 29 de outubro (1ª fase) e 26, 27 e 28 de novembro (2ª fase). Antes, no dia 24 de setembro, a UEL aplica a sua Prova de Habilidades Específicas (PHE) destinada exclusivamente aos candidatos ao curso de Música. Assim como na edição 2023, as provas da 1ª fase vão ser aplicadas em Londrina e em outros quatro municípios do Paraná (Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama).

Segundo a coordenadora de Processos Seletivos, Sandra Garcia, a expectativa é repetir o feito deste ano, quando 20.858 estudantes se inscreveram para o Vestibular 2023. Para a coordenadora, a descentralização das provas deve incentivar um volume maior de interessados, que poderão contar com mais facilidade para realizar a 1ª fase.

Ela explica que o retorno do concurso nos meses finais do ano busca atender a demandas dos próprios estudantes, que preferem uma data consolidada para realização das provas, semelhante aos vestibulares de outras instituições de Ensino Superior. Essa concentração facilita para o candidato que está se preparando, dada à proximidade da conclusão do ano letivo e do Ensino Médio. “No último vestibular de 2023, realizado em março e abril passado, muitos candidatos não compareceram pois já tinham sido aprovados em outras instituições”, comparou.

Sobre o calendário acadêmico da UEL, a coordenadora lembra que o ano letivo 2024 da UEL será de agosto deste ano a meados de 2025, ainda afetado pelo impacto da pandemia de Covid-19. Ela explica que a Universidade, por meio do Gabinete da Reitoria e da Pró reitoria de Graduação (Prograd), está trabalhando para reduzir essa diferença e conciliar o cronograma de atividades da UEL com o calendário civil. “Entendemos que o estudante deve focar entrar em uma universidade de qualidade, com uma oportunidade de formação profissional que abrirá novas perspectivas.”

Prova

Na 1ª fase (29 de outubro), os candidatos fazem a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Já a 2ª fase do processo seletivo tem início no dia 26 de novembro com as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. No dia 27 de novembro, os candidatos realizam a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, e, no dia 28, será aplicada a prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. A 1ª convocação será divulgada em 16 de janeiro de 2024.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Pedalinhos do Lago Igapó começam a funcionar

Rolândia: Trincheira no cruzamento das avenidas Ailton Rodrigues Alves com Getúlio Vargas deve ser entregue em abril

Londrina: Jovens são presos depois de furtarem cadeira de rodas em UPA

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais