O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Termômetros chegam a temperaturas recordes no Amazonas e estiagem severa acaba provocando mais queimadas

O Amazonas está enfrentando uma seca especialmente grave em 2023. O nível dos rios baixou mais do que a média, e uma das consequências disso é o fogo na mata.

Altas temperaturas, estiagem e vazante dos rios. Uma combinação extrema. Os focos de incêndios florestais vão se espalhando e a fumaça também. Agentes do Ibama e brigadistas começaram nesta terça-feira (3) a combater o fogo próximo a Manaus. O governo do estado disse que o Amazonas vai receber aviões de Brasília e do Mato Grosso do Sul para ajudar neste trabalho.

O município de Iranduba, na Região Metropolitana, é um dos que mais registram focos de incêndio. Em setembro, foram 81. Em Iranduba, a seca também é intensa. Comparando ao período de rio cheio, a mudança do cenário é impressionante.

Por um canal entra a água do Rio Negro no distrito de Cacau Pirera, no município de Iranduba. Agora, é um córrego. As casas flutuantes estão em terra e muitas embarcações também ficaram encalhadas. Só na região, mais de 2 mil famílias já sofrem as consequências da seca.

Só o Rio Negro já desceu mais de 12 m em 2023. A casa da vigia Maria de Fátima está sobre uma água empoçada. E água potável por lá só comprando. A sorte é que ela está ganhando para vigiar um barco que encalhou no que agora é o quintal da casa dela.

“Pegou bastante de surpresa todo mundo. Tem barco, lancha, tudo encalhado. E vários flutuantes que estão para lá sem luz, sem água. Uma situação terrível”, relatou Maria.

Mais de 170 mil pessoas já foram afetadas pela seca. O governo do estado disse que vai perfurar poços em comunidades ribeirinhas próximas a Manaus para dar acesso à água potável. Dragas estão no Rio Solimões para permitir o escoamento mínimo das embarcações, mas a operação ainda depende de autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Uma comitiva do governo federal deve chegar nesta quarta feira (4) a Manaus.

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, disse que o governo federal vai destinar R$ 138 milhões para instalação de duas dragas no Rio Solimões e no Rio Madeira. O objetivo é facilitar a navegação que ficou prejudicada pela seca.

Fonte: G1/ Jornal Nacional

Postagens relacionadas

Projeto autoriza antecipar feriados por quarentena de coronavírus

Juiz manda site da Saúde informar sobre eficácia dos ‘feijões mágicos’ de pastor

Mega-Sena pode pagar R$ 60 milhões nesta quarta-feira

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais