O Portal do Norte do Paraná
Região

Terminal Provisório do Vivi Xavier começa a funcionar

Começou a funcionar no domingo (23), o Terminal Provisório, em razão das obras de construção do novo Terminal do Vivi Xavier. As linhas que atendem a região farão seus embarques e desembarques neste terminal provisório que está instalado na Avenida Saul Elkind, entre as ruas Lindalva Basseto e Salim Sahão sentido Ibiporã.

Agentes da CMTU acompanharam a movimentação e orientaram os passageiros. Atualmente, cerca de 20 mil pessoas utilizam diariamente o terminal, que é atendido por 25 linhas do transporte. O Terminal Provisório tem pontos de ônibus coberto, bilheteria, banheiros masculino e feminino.

Mudanças no Trânsito

Com a interdição desse trecho na Saul Elkind, o motorista que estiver vindo de Cambé, Residencial Vista Bela, Jardim São Jorge pela Saul, por exemplo, deve virar à direita quatro quarteirões antes, na Avenida Francisco Gabriel Arruda. Depois converter à esquerda na Alexandre Santoro – mais conhecida como Avenida das Torres – até a Rua Pompeu Soares Cardoso, quando enfim retorna a Saul (sentido Centro Cultual, Dixie Toga, Ibiporã).

O motorista que estiver na Avenida Francisco Gabriel Arruda deve entrar também pela Avenida das Torres e seguir até a Avenida Pompeu Soares Cardoso, para acessar novamente a Saul Elkind.

A Compahia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) instalou placas indicando os roteiros para os motoristas. A Companhia também sinalizou as proximidades do Terminal Provisório e para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, implantou o sistema binário entre as ruas Claudenice Neves e Lindalva Silva Basseto. No trecho entre as avenidas Saul Elkind e Alexandre Santoro, na Claudenice Neves o motorista poderá seguir somente no sentido Centro (sul), enquanto na Lindalva Silva Basseto a única possibilidade será dirigir em direção ao distrito da Warta (norte).

Reconstrução do Terminal

O Terminal Vivi Xavier foi construído no início dos anos 90 para atender a demanda de clientes do serviço de transporte coletivo da região norte. Com o crescimento daquela região, o serviço de transporte foi aumentando ano a ano, com novas linhas sendo criadas. Sem nunca ter passado por uma reforma, o espaço ficou pequeno para atender as mais de 20 mil pessoas que passam por ali todos os dias.

Agora o terminal velho será derrubado e a Prefeitura de Londrina vai construir um novo no lugar com cobertura completa, segurança, conforto e que atenda as normas de acessibilidade para a população. Um novo terminal mais amplo e moderno, que terá 2.9151,18 metros quadrados, com uma plataforma central e duas laterais e capacidade para ônibus convencional e Super Bus. Ele terá uma cobertura ampliada, banheiros modernos, fraldário, paraciclos e bicicletário.

A Prefeitura vai investir R$ 5 milhões e 150 mil reais na obra. Os recursos vieram do governo federal. O prazo para conclusão da reconstrução é de 11 meses.

Informações: N.com

Foto: CMTU

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Londrina: Trabalhadores do transporte coletivo fazem manifestação em frente a prefeitura

PM de Arapongas salva recém-nascido engasgado na madrugada desta quinta

JBS vai investir R$ 1,8 bilhão em Rolândia e fará maior fábrica de empanados do mundo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais