O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Sessões plenárias da Alep serão transmitidas em Libras

As sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) transmitidas pela TV institucional e também pelas redes sociais do parlamento passarão a ser traduzidas na Língua Brasileira dos Sinais (Libras), utilizada por deficientes auditivos.

A inovação será colocada em prática no retorno do recesso parlamentar, na sessão desta segunda-feira (5). O objetivo é tornar as transmissões mais inclusivas e acessíveis aos deficientes auditivos. A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e a Mesa Executiva da Alep.

Os primeiros testes foram feitos durante a transmissão da sessão plenária do Parlamento Universitário no dia 25 de julho. A sessão dos deputados universitários foi traduzida pelas intérpretes de Libras Lígia Klein e Celma Gomes. Mesmo já trabalhando como tradutora profissional há quatro anos, Lígia diz que esta foi especial. “A experiência foi fantástica. É muita emoção fazer esta transmissão, principalmente vendo a reação da Celma”.

A colega é surda e se comunica por meio dos sinais. Ela forma uma parceria com Lígia. Enquanto esta escuta e transmite o que está sendo falado, Celma faz uma espécie de tradução da tradução, mostrando a Lígia sinais muito específicos da linguagem de sinais. Enquanto uma está no ar, a outra está atrás das câmeras, auxiliando no trabalho.

Formada em psicologia, Celma destaca a importância dos interpretes para a comunidade surda. “As leis existem, mas falta uma atenção maior. Eu só consegui me formar quando mudei para uma instituição que oferecia um interprete nas aulas”, conta.

Durante as transmissões das sessões da Assembleia, três intérpretes vão se revezar nas traduções, cada um em um período de 20 minutos. As sessões são transmitidas pela TV Assembleia nas segundas, terças e quartas-feiras a partir das 14h30. Também são reproduzidas, ao vivo, pelas redes sociais do Legislativo e no site da instituição. Na transmissão da TV Assembleia em canal aberto, através da Rede Mundial, já é possível acompanhar as sessões com legendas, pelo sistema closed caption.

Fonte: ALEP

Foto: Divulgação/Alep

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Coronavírus: Prefeitura de Maringá determina toque de recolher para evitar contágio

Londrina e Maringá entra na lista das cidades em epidemia de dengue

Detran libera retomada de atividades de autoescolas a partir da semana que vem

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais