O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Servidores públicos estaduais entram em greve nesta terça (25)

Várias categorias de servidores públicos estaduais entram em greve a partir desta terça-feira (25) no Paraná. A APP-Sindicato definiu o início de greve para hoje em assembleia realizada no dia 15 de junho, em Curitiba. Os professores aprovaram a paralisação por tempo indeterminado.

Segundo o presidente da APP-Sindicato Londrina, Márcio André Ribeiro, a decisão pela greve “é consequência da falta de resposta do governador Ratinho Junior (PSD) para as reivindicações da categoria”.

Professores e servidores devem se reunir na sede da APP-Sindicato a partir das 8h, onde haverá uma reunião e depois os profissionais devem seguir em visitas para as escolas, de acordo com o presidente.

Servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em assembleia na última quarta-feira (19), aprovaram o início da greve para amanhã (26).

Além dos profissionais da educação, outras categorias do funcionalismo público como policiais civis e militares, agentes penitenciários e servidores da saúde também confirmaram a adesão à greve.

A principal pauta é o reajuste salarial referente à inflação dos últimos 12 meses, um índice de 4,94%. Na semana passada, em visita a Londrina, o governador Ratinho Junior afirmou que o Estado não tem dinheiro para conceder o reajuste salarial.

Ratinho Junior relatou que o governo procura ações periféricas para colaborar com o servidor, mas sem colocar em risco a saúde financeira do Estado. “Não existe a possibilidade de reajuste, porque representaria quase R$ 1 bilhão a mais de gastos. Temos que trabalhar com a realidade. Isso exigiri aumento de arrecadação e a população já paga muito imposto”.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte emitiu uma nota a respeito dos procedimentos quanto à greve:

“Considerando o disposto na LDB e na deliberação No. 02/2018-CEE/PR, referente ao cumprimento dos 200 dias letivos, e na Resolução nº 5075/2018-GS/SEED, referente ao cumprimento do calendário escolar, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte:

  1. Orienta aos servidores da Educação que as aulas ocorram normalmente em todas as instituições de ensino na rede estadual da educação básica, de maneira a evitar prejuízos no cumprimento do Calendário Letivo e a necessidade de reposição de aulas.
  2. Orienta que eventuais ausências de professores e funcionários sejam normalmente registradas no relatório mensal de frequência – RMF, resultando no desconto em folha das horas não trabalhadas.
  3. Informa que, se necessário, a reposição das aulas será realizada em período de recesso e de férias.”

Essa é a lista de entidades que confirmaram que vão participar da paralisação:

– Polícia Civil ( Sindipol, Adepol, Sinclapol, Sindespol)

– APP-Sindicato (Professores(as) e Funcionários(as) de Escolas)

– Sintespo Ponta Grossa (Técnicos(as) e Professores(as) da UEPG)

– Sindiseab (Servidores da Agricultura, Meio Ambiente, FUNDEPAR e afins)

– SindipoL (Policiais Civis de Londrina e Região)

– Sinpoapar (Peritos oficiais e Auxiliares)

– Sindarspen (Agentes Penitenciários)

– Sindiprol (Professores do ensino superior de Londrina e Região)

– SindiSaude (Trabalhadores(as) da Saúde)

–  Assuel Londrina (Técnicos-administrativos da UEL)

– Adunicentro (Sindicato dos docentes da Unicentro Irati e Guarapuava)

– Sinduepg (Sindicato dos docentes da UEPG)

– SinDetran (Servidores(as) do Detran)

– Sintesu (Docentes e Agentes Universitários de Guarapuava e Irati)

– UEM (4 entidades)

– Policia Militar (9 entidades)

Foto e informações: Paraná Portal

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Maringá confirma caso de varíola dos macacos, o primeiro no interior do Paraná

Paraná abriu 18 mil vagas de emprego formal no mês passado

Nomes e fotos de presos no Paraná não serão mais divulgados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais