O Portal do Norte do Paraná
Região

Semana começa com protestos contra fechamento do comércio na região metropolitana de Londrina

A semana começou com as portas do comércio fechadas na região metropolitana de Londrina. As associações comerciais convocaram os comerciantes, durante o final de semana, para promover buzinaços e protestos em frente aos estabelecimentos.

Com as portas fechadas, os empresários e trabalhadores do setor carregam cartazes com diversos dizeres, como “O comércio não pode fechar”, “Vamos falir”, “Nos deixem trabalhar”, “Juntos somos mais fortes”, “Seja responsável”, entre outros. Também estão sendo feitos buzinaços durante a manhã desta segunda-feira (6).

As manifestações são uma reação ao decreto estadual nº 4942/2020, que determinou medidas mais restritivas para o enfrentamento ao coronavírus em sete regionais de saúde do estado, entre elas a de Londrina. A decisão foi tomada no dia em que o Paraná registrou o recorde de casos e mortes por coronavírus em 24 horas.

Após reunião da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) na semana passada, os prefeitos da região decidiram acatar à decisão estadual e editaram decretos municipais estabelecendo o fechamento de estabelecimentos não-essenciais por 14 dias.

Em Londrina, um buzinaço foi promovido ontem (5). Ações semelhantes também ocorrem em Rolândia – no centro e na Vila Oliveira e em Ibiporã. Comerciantes do centro de Londrina abriram as portas hoje, contrariando o decreto estadual.

 

 

Em Bela Vista do Paraíso, estabelecimentos comerciais chegaram a colocar faixas de luto em suas portas.

 

 

Em Cambé também há uma grande mobilização contra o fechamento do comércio.

 

 

Apesar de não concordarem com a decisão do governo estadual, as associações comerciais orientam que os proprietários mantenham seus estabelecimentos fechados, porque a fiscalização do cumprimento das normas será feita pela Polícia Militar do Paraná.

A nossa equipe de reportagem continua acompanhando as manifestações e em breve traremos outras informações.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Rolândia: Atendimento na UBS Central vai até meia-noite

Três PMs ficam feridos após viatura da ROTAM capotar na PR-170 em Rolândia

Ciclista morre atropelado na BR-369 entre Apucarana e Arapongas, Veja

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais