O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo começa hoje

Começa nesta segunda-feira (18) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. O público-alvo são os jovens de 20 a 29 anos. A imunização priorizando essa faixa etária segue até o dia 30, dia D de mobilização nacional. De acordo com o Ministério da Saúde, até 29 anos é necessário que a pessoa tenha recebido duas doses da vacina.

A primeira etapa da campanha ocorreu entre os dias 7 e 25 de outubro e o alvo foram crianças de seis meses a menores de 5 anos. O objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a cobertura vacinal para barrar a circulação do vírus do sarampo. Segundo o Ministério, o país atingiu a meta de vacinação com 95% de cobertura em crianças de 1 ano. Catorze estados ultrapassaram o percentual de 95% de crianças vacinadas, entre eles o Paraná.

Segundo Silvana Ray, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, qualquer pessoa pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atualizar o esquema vacinal.

Silvana fala sobre a vacinação e explica a necessidade de levar a carteira de vacinas para ser verificada pela equipe de saúde.

 

 

Sintomas

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Notas do ENEM serão divulgadas na sexta-feira (18)

Ministro diz que adicional de R$150 por criança do Bolsa Família começa em março

Gleisi Hoffmann é dada como morta pelo SUS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais