O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Secretaria de saúde investiga caso suspeito de sarampo em Rolândia

Um caso suspeito de sarampo esta sendo  investigado pela Secretaria Municipal de  Saúde de Rolândia  .

Trata-se de uma pessoa adulta que teria viajado para outro estado e contraído os sintomas.

Sintomas

Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Dois casos no PR

Depois de 20 anos, o Paraná teve a certificação no dia 7 de agosto após a realização dos exames do primeiro caso , trata-se de uma moradora de Campina Grande do Sul,  de 41 anos. O segundo foi confirmado na quarta-feira (21), um morador de Curitiba de 54 anos, que teria contraído a doença no inicio do mês.
Como se imunizar:

A vacina contra o sarampo está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de Rolândia. Para ter acesso, basta comparecer a estes locais munido da Carteira de Vacinação. Até os 29 anos de idade são duas doses; de 30 a 49 anos apenas uma dose. No caso de viagem para São Paulo ou Santa Catarina, o cidadão deve procurar os Serviços de Saúde Municipais e se vacinar quinze dias antes, neste caso, a vacina é para qualquer faixa etária a partir dos seis meses de idade. Caso apresente qualquer sinal da doença procure imediatamente a Unidade Básica mais próxima da sua residência e lembre se de informar ao serviço de saúde se viajou ou teve contato com pessoas doentes.

Nos próximos dias deve sair o resultado dos exames do caso suspeito em Rolândia.

Foto: ilustrativa

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Decreto Estadual orienta municípios a restringirem venda de bebidas alcoólicas

Paraná lidera ranking nacional de vagas nas Agências do Trabalhador

Cobra News (User)

VÍDEO: Homem sobrevive a 16 tiros e dirige até o hospital no Paraná

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais