O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Secretaria da Saúde do Paraná registra 1º caso confirmado de Covid-19 e dengue ao mesmo tempo

A Secretaria da Saúde do Paraná registrou o primeiro caso confirmado de Covid-19 e dengue ao mesmo tempo. A co-detecção ocorreu um homem, de 31 anos, morador de Ortigueira, nos Campos Gerais do estado.

O paciente foi internado para o tratamento do novo coronavírus, mas na unidade hospitalar foi realizada a coleta de amostra para exame da dengue, que também deu resultado positivo.

Segundo a Sesa, a co-detecção foi confirmada por meio de exames de biologia molecular realizados pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

De acordo com a secretaria, o homem não teve sintomas de agravamento da dengue e está bem.

“Neste primeiro caso de co-detecção o paciente chegou a ser internado e agora está em recuperação, mas nosso alerta é para que a população não baixe a guarda tanto com a Covid como com a dengue, intensificando os cuidados de prevenção. Uma co-infecção pode trazer graves complicações para a saúde”, disse o médico da Vigilância Ambiental da Sesa, Enéas Cordeiro de Souza Filho.

O caso foi detectado pela Unidade Sentinela da Sesa para Arboviroses, localizada em Ortigueira, e a confirmação aconteceu por meio de testes RT-PCR, exame considerado padrão ouro para avaliação das duas doenças.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná/ Foto: Américo Antonio/Sesa)

Postagens relacionadas

Caso Evandro: Justiça mantém condenação de Beatriz Abagge por morte de menino desaparecido há mais de 30 anos

Estiagem no Paraná já dura quase um ano e deve se prolongar até setembro

Com 324 novas confirmações, Paraná chega a 2.270 casos de dengue

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais