O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Saúde confirma morte de jovem de 16 anos por dengue em Rolândia, Paraná tem 88 mil casos confirmados

O boletim da dengue divulgado nesta terça-feira (31) pela Secretaria de Estado da Saúde registra 69 mortes confirmadas por dengue no Estado desde agosto de 2019. Nesta semana são 12 mortes.

Os óbitos confirmados são de moradores de Foz do Iguaçu, 88 anos, feminino, com quadro associado de hipertensão arterial;  Cascavel, 81 anos, masculino, sem fator de risco associado; Florestópolis, 79 anos, feminino, sem outra comorbidade associada; Barbosa Ferraz , 76 anos, feminino, com doença cardíaca, pulmonar e hipertensão arterial; Atalaia, 65 anos, feminino, com hipertensão arterial, insuficiência renal e cirrose; Centenário do Sul, 63 anos, masculino, com doença crônica no fígado; Juranda, 61 anos, masculino, com hipertensão e doença renal crônica; Itaúna do Sul, 60 anos, masculino, com doença renal crônica; Medianeira, 45 anos, feminino, sem comorbidade associada;  Primeiro de Maio, 43 anos, feminino, com hipertensão arterial, Rolândia, 16 anos, masculino, sem comorbidade, e Sarandi , 8 anos, masculino, também sem quadro de outras doença associada.
O boletim desta terça-feira (31) mostra 87.900 casos confirmados de dengue, com um acréscimo de 14,67% em relação à semana anterior. São 11.245 novos casos confirmados.
O Estado tem 204.807 notificações para dengue e 364 municípios atingidos.

Na situação de epidemia de dengue estão 177 cidades e em situação de alerta, estão 32. “Estamos em epidemia no Paraná e o combate ao mosquito transmissor deve ser constante; os números estaduais mostram que a dengue exige alerta diário para eliminação dos criadouros e a população deve estar atenta às medidas preventivas, pois 90% dos focos do Aedes aegypti estão nos domicílios”, afirma o secretário estadual da Saúde,  Beto Preto.

O caso de Rolândia

O adolescente Robert Andrade Soares, de 16 anos, que morreu em Rolândia por suspeita de dengue hemorrágica tinha procurado atendimento médico na sexta-feira (17 de janeiro), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santiago. Como não havia médico na hora , ele foi encaminhado para o Pronto Atendimento (PA) da Vila Oliveira, onde foi medicado e liberado para tratamento em casa.

Na manhã de terça-feira (21 de janeiro), segundo relato de familiares, Robert começou a passar mal. Pedindo por água o jovem começou a ter sangramento pelo nariz e pela boca. Uma enfermeira da UBS do Jardim Santiago chegou a ir até a residência, mas o jovem já estava em óbito.

Robert foi enterrado na quarta-feira (22 de janeiro) no Cemitério Municipal de Rolândia.

 

 

 

 

Fonte: AEN

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paraná tem menor taxa de crescimento da Covid-19 no Brasil considerando a população, diz pesquisa

Lei Seca: Paraná proíbe venda e consumo de bebidas alcoólicas das 8h às 18h de domingo (2)

Cobra News (User)

Tribunal julga irregulares contas de consórcio do Norte Pioneiro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais