O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Sarampo cresce no Paraná e vacina é a única forma de prevenção

O boletim epidemiológico do sarampo divulgado nesta quinta-feira (05) pela Secretaria de Estado da Saúde registra 16 novos casos confirmados da doença desde a última atualização, em 19 de fevereiro. No total, são 891 casos confirmados em 42 cidades, desde 29 de agosto do ano passado. Outros 1820 pacientes estão em investigação no Estado.

O secretário da Saúde, Beto Preto, destaca a importância do alcance vacinal para o bloqueio da doença. “Estamos em campanha, precisamos ampliar a imunização contra o sarampo. Esta é a forma de nos blindarmos contra essa doença que parece simples, mas não é”. Ele alerta quem ainda não está imunizado. “Se ainda não tomou a vacina, vá até uma das 1852 salas de vacinação nas unidades de saúde e faça hoje, faça já, o quanto antes melhor. Você se protege e protege outras pessoas”.

De acordo com o boletim desta quinta, 468 casos confirmados são de pessoas de 20 a 29 anos – são os chamados jovens adultos. Esta é a faixa etária com maior ocorrência e também o foco da campanha. “Muitas destas pessoas não sabem se foram ou não vacinadas. Sendo assim, a indicação é a vacinação. Não há problema receber mais de duas doses, a vacina não faz mal à saúde”, reforça Beto Preto.

VACINAÇÃO – As crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias também devem ser vacinadas. A população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 59 anos, uma dose. A Campanha Nacional de Vacinação teve início em 10 de fevereiro e segue até 13 de março. “Entre 20 e 29 anos, aqui em nosso Estado, a pessoa deve receber uma dose da vacina como reforço, mesmo que já tendo duas doses da tríplice viral”, ressalta o secretário.

MUNICÍPÍOS – No Paraná, 42 cidades estão em surto por causa do sarampo, considerando que o Ministério da Saúde classifica como situação de surto ativo todo município que tenha um caso de sarampo confirmado.

Fonte:AEN

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Com mais 2.249 novos diagnósticos de coronavírus, Paraná soma 115.584 casos

Deputado Cobra Repórter reforça à Defesa Civil atendimento aos municípios atingidos por temporais

Cobra News (User)

Com pandemia, movimento de carros nas rodovias está em baixa no Estado

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais