O Portal do Norte do Paraná
Esporte

Ronaldo desiste de candidatura à presidência da CBF

O ex-atacante Ronaldo desistiu de sua candidatura à presidência da CBF. Em uma publicação em suas redes sociais, nesta quarta-feira, o Fenômeno informou que não recebeu apoio das federações estaduais e lamentou não ter conseguido apresentar seu projeto ao colégio eleitoral da confederação.

— No meu primeiro contato com as 27 filiadas, encontrei 23 portas fechadas. As federações se recusaram a me receber em suas casas, sob o argumento de satisfação com a atual gestão e apoio à reeleição. Não pude apresentar meu projeto, levar minhas ideias e ouvi-las como gostaria. Não houve qualquer abertura para o diálogo — escreveu Ronaldo.

— O estatuto concede às federações o voto de maior peso e, portanto, fica claro que não há como concorrer. A maior parte das lideranças estaduais apoia o presidente em exercício, é direito deles e eu respeito, independentemente das minhas convicções.

Amapá, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro não responderam ao contato feito por Ronaldo – a federação paulista recebeu Ronaldo para reunião. As demais 23 retornaram com a mesma resposta e de forma simultânea, mostrando apoio a Ednaldo e inviabilizando a candidatura do ex-jogador.

Ronaldo tinha anunciado em dezembro a sua intenção de disputar as próximas eleições da CBF, que devem ocorrer entre março deste ano e março de 2026.

À época, explicou as razões de se colocar no pleito contra o atual presidente, Ednaldo Rodrigues:

— Eu tenho centenas de motivações, mas a maior delas é voltar com o respeito do futebol brasileiro a nível mundial. O que mais acontece comigo nas ruas são as pessoas parando e pedindo para eu voltar a jogar, porque a situação da Seleção não é das melhores neste momento, tanto dentro de campo quanto fora.

O mandato de Ednaldo Rodrigues vai até março de 2026, e ele tem uma janela que começa um ano antes (em março de 2025) para convocar as eleições.

O colégio eleitoral é formado pelas 26 federações estaduais e a do Distrito Federal, que têm voto com peso três, pelos 20 clubes das Série A (peso dois) e pelos 20 clubes da Série B (peso 1).

Veja a publicação de Ronaldo na íntegra:

Depois de declarar publicamente o meu desejo de me candidatar à presidência da CBF no próximo pleito, retiro aqui, oficialmente, a minha intenção. Se a maioria com o poder de decisão entende que o futebol brasileiro está em boas mãos, pouco importa a minha opinião.

Conforme já havia dito, os meus primeiros passos seriam na direção de dar voz e espaço aos clubes, bem como escutar as federações em prol de melhorias nas competições e desenvolvimento do esporte em seus estados. A mudança necessária viria desse alinhamento estratégico, com a força da visão compartilhada.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Fase Macrorregional define os finalistas dos Jogos Escolares do Paraná

Cobra News (User)

Jogos Abertos Master levam mais de 800 atletas a Foz do Iguaçu neste feriado

Cobra News (User)

Paranavaí vence o Nacional-PR e é campeão da Terceira Divisão do Paranaense

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais