O Portal do Norte do Paraná
Região

Rolandenses questionam fiscalização da Lei dos Rojões durante o final de ano

Moradores de Rolândia têm questionado a validade e fiscalização da denominada ‘Lei dos Rojões’, que regulamenta a soltura de fogos de artifício no município. Sancionada pelo prefeito Luiz Francisconi Neto no dia 4 de novembro de 2019, a Lei nº 016/2019 havia sido proposta pelo vereador Rodrigão (SD) e passou por duas votações na Câmara Municipal de Rolândia.

A Lei dos Rojões entrou em vigor após 45 dias de sua publicação, o que significa que a lei já estava valendo no réveillon. Os rolandenses reclamaram do desrespeito à lei durante as festas deste final de ano.

Na manhã desta quinta-feira (2), em entrevista à rede de rádios durante o Programa Cobra Repórter, o vereador e presidente da Câmara, Alex Santana (PSD), explicou que a lei não proíbe a soltura de fogos, mas regulamenta a ação.

A Lei dos Rojões prevê a proibição do manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios e outros artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso, com exceção dos chamados fogos de vista – que são aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido, assim como os similares que acarretam barulho de intensidade inferior a 85 (oitenta e cinco) decibéis.

De acordo com Santana, o barulho acima de 85 decibéis é prejudicial à saúde humana. Ele também ressaltou que essa informação vem escrita na embalagem dos fogos, o que deve ser observado pela população.

A proibição estende-se a todo o município, em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados.

Fiscalização e multa

A lei prevê a aplicação de multa de 10 UFM (Unidade Fiscal do Município) para pessoa física (o equivalente a aproximadamente R$ 795,00) e de 30 UFM (cerca de R$ 2.277,00) quando a infração for decorrente de evento promovido por pessoa jurídica. O valor da multa é dobrado na hipótese de reincidência.

O que falta é a fiscalização. Segundo o presidente da Câmara Municipal, para validar a fiscalização seria necessária a utilização de um aparelho para fazer a medição dos decibéis no momento em que os fogos são estourados.

Reportagem: Daiane Valentin

Sintonize na Rádio Cultura AM 930 e ouça outras informações

Postagens relacionadas

60 times participam do Torneio do Trabalhador

Cobra News (User)

Agosto não registra casos positivos da dengue em Londrina

Média de idade dos contaminados pela covid-19 em Cambé é de 42,4 anos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais