O Portal do Norte do Paraná
Região

Média de idade dos contaminados pela covid-19 em Cambé é de 42,4 anos

A idade média dos pacientes contaminados pela covid-19 em Cambé é de 42,4 anos, segundo informações do departamento de Vigilância Epidemiológica do município. Até terça-feira (2), quando foi divulgada a informação, o Comitê de Crise Covid-19 da prefeitura registrou que dos 48 casos confirmados na cidade, 26 são pessoas com 40 anos ou menos.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Kécia Costa, a principal hipótese de essa faixa etária ser baixa é devido à parcela mais economicamente ativa da população se enquadrar nessa lacuna. “O pessoal dessa idade ainda trabalha e circula pela cidade”, explica. Kécia ainda pontua que espera que os casos não cheguem aos idosos, pois estão em um dos principais grupos de risco por possíveis complicações da doença.

Testes

A coordenadora explica que 196 testes já foram feitos no município e 20 são disponibilizados a cada semana . “A 17ª Regional de Saúde prevê nas próximas semanas a chegada de mais testes, mas sem data definida”, esclarece.

Segundo ela, quanto mais testes forem feitos, melhor. “Com mais testes podemos ter uma melhor previsão do cenário epidemiológico e planejar melhor os recursos”. A coordenadora acredita que uma maior testagem possa até diminuir indiretamente a curva de contágio, pois ao passo que o número de casos vá subir momentaneamente, com o isolamento adequado as possíveis contaminações futuras serão barradas.

Segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), publicado ontem (3), Cambé chegou a 49 confirmações da doença, com 9 pacientes recuperados, 1 óbito e outras 9 suspeitas em investigação.

Curva de contágio

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) uma pessoa pode contaminar até 5,6 pessoas e, sem quarentena, esse número pode triplicar. Para a coordenadora, o aumento dos casos já era esperado na cidade, visto que o pico da curva de contágio é estimado entre os meses de junho e julho, além disso, o surto que ocorreu nos hospitais de Londrina pode ter influenciado no aumento dos casos na cidade, já que Londrina e Cambé são cidades geograficamente muito próximas.

Uma das principais medidas a serem tomadas nos próximos dias é o aumento da fiscalização. “Nós vamos intensificar as ações de vigilância e fiscalização dos pontos estabelecidos no último decreto municipal”, conclui.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930 e da Rádio Cidade AM 770

Postagens relacionadas

UPA de Londrina será exclusiva para casos de dengue a partir desta quarta-feira (29)

JBS vai investir R$ 1,8 bilhão em Rolândia e fará maior fábrica de empanados do mundo

Jovem perde a vida após bater motocicleta em poste em Londrina

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais