O Portal do Norte do Paraná
Região

Redes municipais de ensino da região se organizam para aplicar atividades online

Com a suspensão das aulas nas escolas municipais da região devido à pandemia da Covid-19, as secretarias municipais de educação têm se organizado para o envio de atividades online para os alunos.

Rolândia

Em Rolândia, a Secretaria de Educação vai desenvolver atividades por meio do aplicativo WhatsApp. As mensagens serão enviadas para os pais dos estudantes por meio de grupos que serão criados dentro de cada unidade escolar. O secretário de Educação do município, Waldemar Moraes, gravou um vídeo explicando como vai funcionar a medida.

Além de atividades para os alunos fazerem, nos grupos também serão enviados vídeos e músicas informativas sobre higiene e slides com informações de orientação, prevenção e combate ao coronavírus.

Conforme a diretora pedagógica da Secretaria, Silvia Unbehaun Puschel, a proposta será utilizada como um reforço escolar durante a quarentena. Ela reforça que as primeiras atividades serão de português e matemática e elas serão enviadas a cada 15 dias e terão que ser feitas pelos alunos no caderno de tarefas de casa, aqueles que não possuem este caderno, a escola deverá fornecê-lo.

“Já para aquelas crianças que não podem receber este conteúdo pelos grupos online, as atividades serão entregues de modo impresso nas próprias escolas. As instituições ainda vão se organizar e informar como será realizada a entrega”, conta. No ensino fundamental, as atividades deverão ser preenchidas no caderno. Já na educação infantil as crianças receberão kit´s com materiais básicos educativos, de acordo com o planejamento do professor.

Para os pais que não tiverem acesso ao WhatsApp, os alunos terão os materiais impressos que serão distribuídos nas unidades escolares. Cabe aos pais ou responsáveis arquivar todos os materiais trabalhados pois serão solicitados pela unidade escolar quando as aulas presenciais retornarem.

A intenção é começar a atividade partir da próxima segunda-feira (20), com a distribuição do conteúdo para as escolas e CMEI’s e a distribuição nos grupos do aplicativo de celular. Para esclarecer dúvidas, os pais podem ligar em cada unidade escolar ou na Secretaria de Educação pelo (43) 3906-1072.

Londrina

Em Londrina, o ensino à distância começou ontem (15). Os cerca de 45 mil alunos da rede municipal de ensino devem participar de aulas remotas. Alunos do 1° ao 5° ano receberam kits escolares, que foram retirados nas escolas, com os livros didáticos já utilizados em sala, caderno com orientações para atividades e materiais como tesoura, cola, entre outros.

Para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental estão sendo entregues livros didáticos e um caderno para registro das atividades. Já as crianças do P4 e P5 da Educação Infantil, estão recebendo caderno de desenho e outros materiais. As unidades escolares também estão entregando um material impresso com orientações sobre cada dia de estudo dirigido em casa, para o período de 15 dias corridos, e o horário que o professor estará disponível, no WhatsApp, para dúvidas. Após esta data, se a orientação para a suspensão das atividades escolares presenciais permanecer, serão encaminhadas novas atividades para as semanas seguintes.

A ideia da Secretaria de Educação é que todos os alunos da rede tenham acesso aos conteúdos propostos neste período de suspensão das aulas. Para isso, além do material impresso, aqueles que tiverem acesso à internet receberão, pelo WhatsApp, um vídeo ou áudio diário dos professores, no início da manhã ou da tarde, que traz uma acolhida aos alunos e orientações sobre como desenvolver a atividade proposta. Ao final do período, o professor vai encaminhar mais um material online, com o fechamento da atividade. O conteúdo online será enviado sempre no mesmo horário, que será determinado pela escola.

Cambé

Em Cambé, a Secretaria de Educação organizou um Plano de Atividades Complementares de Estudo (PACE), com atividades que poderão ser realizadas pelos alunos do 2º ao 5º ano, sem necessidade de auxílio dos pais.

Estas atividades serão diárias, inicialmente contemplando a revisão de conteúdos já trabalhados pelos professores e envolverão todas as disciplinas do currículo.

Para os alunos de 1º ano, e para a Educação Infantil, níveis 4 e 5, as atividades exigirão apenas que alguém faça a leitura do que está sendo proposto e, a realização também será independente, de forma que os responsáveis não precisarão se preocupar em explicar o conteúdo abordado.

As Atividades Complementares de Estudo são as mesmas para toda a rede municipal e começaram a ser enviadas na última segunda-feira (13).

O envio está sendo feito por WhatsApp e a Secretaria orientou que os pais que ainda não repassaram o número, devem entrar em contato com a direção da escola.

Os alunos deverão utilizar o caderno de tarefas para a realização das atividades. Após a primeira semana de trabalho, avaliaremos os resultados e, caso sejam necessários alguns ajustes, a comunicação também será feita via WhatsApp.

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Câmera flagra momento em que vendedor é morto em Apucarana

Cobra News (User)

Nesta quinta e sexta, vacinas contra a gripe são aplicadas na Vila Oliveira e no Bartira

Londrina; árvore de natal flutuante é acesa no lago Igapó

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais