O Portal do Norte do Paraná
Região

Programação de aniversário de Apucarana terá passeios turísticos

A atração foi anunciada ontem (14) pelo prefeito em exercício, Junior da Femac, após reunião com a professora Maria Agar, secretária da Promatur

 

A Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) de Apucarana vai organizar passeios turísticos em roteiros que acontecerão durante a programação de aniversário da cidade. Serão realizados “tours” gratuitos na quarta (23), quinta (24) e sexta-feira (25) em dois horários, às 14h e às 16h.

A atração foi anunciada ontem (14) pelo prefeito em exercício, Junior da Femac, após reunião com a professora Maria Agar, secretária da Promatur. “Será uma oportunidade para grupos de famílias de Apucarana e especialmente para pessoas de fora, que estarão visitando a cidade neste período em que estaremos comemorando os 75 anos de Apucarana”, afirma o prefeito.

Junior relata que os passeios contarão com um guia turístico, que levará aos participantes curiosidades sobre Apucarana e sua história. “Uma delas é sobre o Ferra Mula, que todas as quartas-feiras reúne homens para uma costelada na sede da associação. Outra é sobre a esquina do vento, um lugar na área central em que o vento nunca pára”, cita.

Outra curiosidade está relacionada com um dos principais símbolos de Apucarana, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes. “A primeira igreja de madeira foi construída com a frente virada na direção da Avenida Minas Gerais e, nesta posição, ela foi derrubada duas vezes pelo vento. Então o padre Armando Círio teve um sonho indicando que igreja deveria estar virada para o Vale do Ivaí e essa mudança foi feita na nova construção, que nunca mais caiu”, relembra o prefeito.

De acordo com a professora Maria Agar, as inscrições para o “tour” deverão ser feitas antecipadamente, no Cine Teatro Fênix, pelo telefone 3423-2944. “A saída será na Praça Valmor Santos Giavarina. Estamos ainda definindo o roteiro, mas podemos adiantar que o passeio levará os participantes a locais que remeterão a fatos pitorescos e a curiosidades de Apucarana, além de parques e espaços históricos que ilustrarão toda a beleza da nossa cidade”, ressalta Maria. A professora conta que o roteiro será feito com ônibus da Promatur com capacidade para 30 lugares.

O aniversário de Apucarana é comemorado no dia 28 de janeiro.

 

Fotos: Edson Denobi

Com informações da Prefeitura de Apucarana

Postagens relacionadas

Unidade Nossa Senhora Aparecida promove Bazar em julho

STF julga dois do Paraná por atos golpistas; veja quem eles são e o que fizeram

Cobra News (User)

Fogo destrói veículo no Jardim Califórnia em Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais