O Portal do Norte do Paraná
PolicialRegião

Presidente do Sindicato dos Policiais Civis fala da superlotação carcerária em cadeias da região

O presidente do Sindipol (Sindicato da Polícia Civil), em Londrina e Região, Michel Franco, falou sobre a fuga em massa registrada na cadeia da Delegacia de Ibiporã, na madrugada da última terça-feira (27), quando 52 detentos fugiram. Segundo ele, a fuga da cadeia de Ibiporã serve pra escancarar o problema de superlotação carcerária.

De acordo com Michel, o Estado não toma providências há muito tempo em relação às cadeias públicas, que são verdadeiros presídios. ‘‘O estado e as autoridades não tomam providências sobre isso. A lei determina que presos  condenados  e provisórios não podem ficar nessas unidades prisionais”, disse.

Segundo o presidente do Sindipol, um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado no ano de 2017 aponta que um dos motivos de manter os presos na delegacia é o custo. ‘‘Para o estado, um preso ficar na penitenciária onde ele deve estar custa mais que o dobro, ou seja, o estado tem interesse de manter os detentos nessas unidades que viraram mini presídios”, ressalta.

De acordo com a polícia, o local foi projetado para manter 35 detentos, porém, no momento da fuga estava com 193 pessoas.

Em nota, a Polícia Civil informou que as diligências para a recaptura dos presos continuam por toda a região. Até agora, oito dos 52 que conseguiram escapar foram localizados. Outros dois morreram em confronto com a polícia depois de um assalto.

O órgão destaca, ainda, que todos os reparos necessários já foram feitos na carceragem de Ibiporã e que há um contato com as unidades prisionais da região para possíveis transferências.

Ouça a entrevista de Michel Franco:

 

 

Por Dárcio Campos

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Inscrições para cursos técnicos estão abertas na região

Homem é preso em flagrante após passar a mão em jovem no centro de Apucarana

PM prende traficante na região Sul de Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais