O Portal do Norte do Paraná
Região

Presidente da ACIL fala sobre dificuldades para a indústria e comércio londrinenses com a pandemia do coronavírus

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Londrina (ACIL), Fernando Moraes, em entrevista à rede de rádios, falou sobre o Decreto Municipal que determinou o fechamento da indústria e suspensão de obras particulares e públicas em Londrina. O decreto assinado pelo prefeito Marcelo Belinati permite que apenas empresas que produzem bens de consumo e produtos hospitalares continuem ativas.

Moraes afirma que a situação será complicada em Londrina. “O grande problema que eu vejo é que o país ficou na mão dos prefeitos. Está uma confusão muito grande no país”. O presidente da ACIL acredita que os governos federal e estadual poderiam ter editado decretos com determinações para todos os municípios. Ele também afirma que há uma preocupação em relação a produtos que possam faltar.

Segundo o presidente da Associação, ainda não há um levantamento sobre os impactos e eventuais prejuízos que o fechamento do comércio e indústria e a suspensão da ExpoLondrina terão sobre a economia londrinense. “A gente sabe que está fazendo todo esse esforço para conter esse vírus, mas a economia no final de tudo vai sair muito prejudicada. A gente vai ter muita dificuldade. Nós estavámos retomando, faz cinco anos que a gente vem em uma crise muito grande e o país estava conseguindo começar a crescer”, afirma Moraes.

Como diretor comercial da rede de lojas Móveis Brasília, Moraes também comenta que as empresas vêm buscando caminhos para contornar a crise, respeitando os direitos trabalhistas. Segundo ele, a Medida Provisória (MP 927), do Governo Federal, com mudanças trabalhistas para o período de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus deve ajudar o setor em um período curto, mas novas dificuldades vão surgir se a crise se prolongar.

Moraes também relata que, para amenizar os impactos do fechamento temporário aos pequenos comerciantes, a ACIL está negociando com cooperativas de crédito para lançar uma linha de crédito com juros baixos voltada a esses empresários. Segundo ele, a Fomento Paraná trabalha no mesmo sentido, a favor dos micro e pequenos empresários.

Ouça a entrevista completa ao apresentador Cobra Repórter:

 

 

Texto: Daiane Valentin

Foto: Fernando Cremonez/ACIL

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Hospital São Rafael suspende visitas para evitar contaminação do Covid-19

Cobra News (User)

Cambé: Sine na Comunidade vai atender a região do Mutirão nesta quarta-feira

Cobra News (User)

ACESF libera consulta de localização de sepulturas pela internet

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais