O Portal do Norte do Paraná
Região

Prefeitura de Londrina torna obrigatório uso de máscara e anuncia retorno gradativo de atividades econômicas

O prefeito Marcelo Belinati (PP) anunciou na manhã deste sábado (11) novas medidas que serão adotadas no município no combate e prevenção ao novo coronavírus: prorrogado o período de suspensão das aulas; uso obrigatório de máscaras; e retorno gradual das atividades produtivas. As ações foram deliberadas pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coesp), que reúne especialistas em saúde de todos os hospitais da cidade, 17ª Regional, Secretaria Municipal de Saúde.

O chefe do executivo afirmou que ouve a sociedade, mas que todas as decisões são embasadas no Coesp. “Todas as nossas decisões serão baseadas na saúde e no sentido de prevenir vidas. Vamos nos basear na ciência e em decisões técnicas de médicos especialistas”, frisou. “As medidas que já tomamos fez com que nossa curva de contaminação esteja com grau de controle adequado”, defendeu.

A partir de quarta-feira (15) será obrigatório o uso de máscaras de contenção em Londrina para entrar em estabelecimentos públicos e privados e no transporte coletivo, táxi e por aplicativo, com preferência para as de pano. Quem não aderir a peça poderá ser proibido de entrar no local ou ônibus.

“Se vai voltar de forma gradativa, precisamos ampliar as medidas de segurança. Não vai poder entrar no lugar se não estiver usando máscara. Os locais vão precisar fiscalizar, porque nós vamos estar fiscalizando. Se estou usando máscara e a pessoa do lado também, ainda que esteja com a Covid-19, vai reduzir a possibilidade de contaminação em 90%”, afirma o prefeito.

Atividades econômicas

Já as atividades econômicas serão retomadas de forma gradativa. A construção civil e as indústrias estão liberadas a voltar a trabalhar a partir de quarta-feira (15) e o setor de comércio e prestação de serviços no dia 20, uma segunda-feira. O funcionamento terá que ser adotando uma série de medidas de segurança, como utilização de máscaras e disponibilização do álcool em gel.

“Meu respeito ao setor empresarial, sei das dificuldades, mas precisamos ter critérios e responsabilidade com a vida das pessoas. É algo que o mundo nunca viveu, não só Londrina. O que não podemos é de forma desenfreada liberar tudo e vão todos ao mesmo tempo. Vamos retomar de forma gradativa e com muita prevenção”.

Higienização

A limpeza de áreas públicas será intensificada com produtos específicos, em especial no Terminal Central, de bairros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Informações: Portal Paiquerê/MK

Foto: Divulgação/Sindecolon

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Criança de 2 anos morre atropelada por ônibus escolar na região

Cobra News (User)

Aberto cadastro para inscrição do Programa de Aquisição de Alimentos em Cambé

Motorista fica ferido após capotamento na BR-369 em Arapongas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais