O Portal do Norte do Paraná
Região

Prefeitura de Londrina oferece mais de 2.500 vagas de mamografias em todas as unidades de saúde

Secretaria Municipal de Saúde inicia o mês com 600 vagas a mais para realização do exame, que identifica o câncer de mama; no total, são 2.512 vagas, que podem ser ampliadas caso seja necessário.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia o mês de outubro com ampliação das vagas para o exame de mamografia, exame radiológico utilizado para prevenir e identificar lesões benignas e o câncer de mama. Neste mês, estão sendo ofertadas 2.512 vagas, 600 a mais, e este número pode aumentar de acordo com a procura.

A oferta integra as ações do Outubro Rosa, campanha de conscientização que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

O Ministério da Saúde preconiza mulheres de 50 a 69 anos como público-alvo para realização anual da mamografia. Mas, a partir de 35 anos, dependendo dos fatores de risco, é possível antecipar essa avaliação. As mulheres interessadas em realizar o exame precisam procurar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e, após consulta e avaliação clínica das mamas, o exame será agendado.

Durante o ano de 2023, a SMS ofertou, aproximadamente, 1.880 exames de mamografia por mês, dos quais foram executados, mensalmente, uma média de 1.680.

Outro exame muito importante para prevenção de câncer é o citopatológico de colo uterino, conhecido popularmente como exame preventivo, e que é colhido em consulta realizada na UBS. Este mês, a orientação da SMS é para que todas as unidades de saúde também ampliem a oferta desse exame, já que ele previne a ocorrência do câncer de colo de útero. A indicação é que mulheres entre 25 e 64 anos, mesmo sem sintomas, realizem esse exame anualmente.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que, durante o Outubro Rosa, o enfoque maior se dá na prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, mas é também uma oportunidade de voltar o olhar à saúde da mulher de forma geral. “Todo o ano a SMS se organiza para intensificar as ações em prol da saúde da mulher, e esse ano não será diferente. Cada unidade se organizará, conforme seu perfil de atendimento, população e área de abrangência, para ofertar ações voltadas às mulheres”, citou.

Sobre a oferta ampliada de vagas para mamografia, Machado explicou que a procura por esse exame costuma aumentar em outubro. “Também estamos ampliando gradativamente, de acordo com a organização interna de cada unidade, as agendas de exame de preventivo de colo de útero. E vamos fazer no sábado, dia 28 de outubro, uma ação especial. Teremos uma unidade aberta em cada região da cidade, para atender com ações voltadas à saúde da mulher, isto é, agendamento de mamografia, coleta de exames de colo de útero, e várias outras ações que vão ser agregadas na programação. Importante destacar a relevância da procura da mulher por esses serviços ofertados pela Secretaria de Saúde. Durante esse mês, a gente acaba identificando vários exames alterados de mamografia e, consequentemente, fazemos os encaminhamentos ao serviço especializado. Quanto mais cedo a gente detectar esse possível câncer de mama, ou de colo de útero, maior o prognóstico de cura, a necessidade de um tratamento menos invasivo e a chance de plena recuperação”, enfatizou.

Além dos exames de mamografia e preventivo de colo de útero, a vacina contra o vírus HPV também é ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde para meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos. Essa vacina é muito importante na prevenção do câncer de colo do útero e, como faz parte do calendário de vacinação, está disponível nas UBSs o ano todo.

Dia D – No último sábado de outubro (28), será realizado o Dia D de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Neste dia, dez UBSs estarão abertas das 8h às 14h, realizando consultas para coleta do exame preventivo e avaliação das mamas, com encaminhamento para mamografia e outros exames de acordo com as necessidades das pacientes.

As UBSs que farão parte das atividades do Dia D estão espalhadas por todas as regiões da cidade. Na região oeste, as atividades acontecerão nas UBSs Santa Rita e Tókio; na região leste, será nas UBSs Armindo Guazzi e Marabá; na região central, abrirão as UBSs Vila Casoni e Vila Brasil; na região sul, UBSs Piza e União da Vitória; e, por fim, na região norte as ações serão nas UBSs Parigot e João Paz.

Fonte: Prefeitura de Londrina

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Prefeitura de Londrina adquire testes para diagnóstico de COVID-19

Capotamento é registrado na PR-445

Eleição para compor Conselho Tutelar de Rolândia será dia 6 de outubro

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais