O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Prefeitura de Cambé autua em casos de maus tratos a animais e reforça a importância das denúncias

A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), autuou duas pessoas em casos distintos de maus-tratos a animais registrados recentemente no município envolvendo um cão e um cavalo. As ações reforçam o compromisso do poder público com a proteção e o bem-estar animal, conforme previsto na legislação. A Prefeitura também pede a colaboração da população para as denúncias nos casos de maus tratos.

O primeiro caso chegou à administração municipal por meio de denúncia na Ouvidoria e foi vistoriado pela equipe da SAMA, no Jardim Santo Amaro. No local, o cão macho de aproximadamente 15 kg, foi encontrado deitado sobre a calçada, sem abrigo, água potável ou alimento.

Segundo a médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Barbara Rodrigues, o animal apresentava sinais evidentes de desnutrição, infestação por carrapatos e debilidade física, caracterizando situação de maus-tratos.

Diante das condições verificadas, foi lavrado o Auto de Infração ao responsável. O animal foi encaminhado para atendimento veterinário na UniFil, por meio do Programa de Atendimento e Tratamento Animal (PATA) da SAMA, mas morreu.

Além deste caso, a Polícia Ambiental de Cambé também recebeu denúncia de maus-tratos a um cavalo. A ação contou com apoio da Assessoria de Agricultura do município e ocorreu em um estabelecimento tipo lava rápido, onde o animal foi encontrado amarrado por uma corda curta, abaixo do peso e com os ossos visíveis à distância. O local apresentava acúmulo de fezes, ausência de água e alimento.

A situação foi flagrada durante vistoria e resultou na abertura de processo criminal pela Polícia Ambiental e de processo administrativo pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O Auto de Infração não foi contestado pela responsável dentro do prazo e a Secretaria da Fazenda já emitiu a multa correspondente, que será implementada. O cavalo foi recolhido por uma empresa contratada pela Prefeitura e atualmente recebe os cuidados necessários. Assim que se recuperar, o animal será disponibilizado para adoção.

Neste caso, a multa será aplicada referente a duas situações, como explica a médica veterinária Fernanda Grano, também da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. “A primeira pela situação de maus tratos, em flagrante e outra pelo fato do animal estar em zona urbana, o que não é permitido, muito menos em um lava rápido, nas situações em que ele foi encontrado”.

A multa aplicada no primeiro caso foi de R$1.741,60 e no segundo caso, o valor foi de R$870,80. A Secretaria reforça que os valores são correspondentes às irregularidades de cada caso específico, por isso, podem variar de uma situação para a outra.

Este foi o primeiro Auto de Infração lavrado pela Secretaria de Agricultura em caso de maus-tratos a animais na zona urbana de Cambé. Outras ações conjuntas com a Polícia Ambiental e Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFU) também vêm sendo realizadas para coibir práticas de abuso e garantir o cumprimento das normas de proteção animal.

A Prefeitura de Cambé reforça que denúncias de maus-tratos podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, pelos canais oficiais, no telefone 156 ou (43) 3174-2771 e também pelo e-mail: ouvidoria@cambe.pr.gov.br. A ação ressalta a importância da participação da comunidade na defesa dos direitos e do bem-estar dos animais.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa nesta segunda-feira em todo o Paraná

Cobra News (User)

Governo do Paraná implementa medidas para ajudar empresas na crise dos EUA

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais