O Portal do Norte do Paraná
Comunidade

População é convocada para tomar a vacina contra febre amarela

O aumento dos casos de febre amarela em municípios do Vale do Ribeira, na divisa com o Estado de São Paulo, colocou o Paraná em alerta. A Secretaria de Estado da Saúde convoca a população que tem entre nove meses e 59 anos para tomar a vacina, disponível em todas as unidades de saúde.

O setor de Vigilância em Saúde também decidiu intensificar a oferta da vacina e a busca ativa de possíveis interessados em comunidades rurais mais afastadas das sedes dos municípios, especialmente os que ficam próximos da divisa com São Paulo. Representantes dos 29 municípios que compõem a 2ª Regional de Saúde, que inclui Curitiba, participaram de reunião na quarta-feira (16), na Capital, para receber orientações.

No evento, o superintendente interino de Vigilância em Saúde, João Luís Crivellaro, incentivou os funcionários de unidades de saúde a oferecer a vacina contra febre amarela a todas as pessoas que estiverem nas salas de espera. “É inadmissível não perguntar se a pessoa já tomou a vacina. E isso se refere a todos os tipos de imunização”, diz Crivellaro.

Alerta
De acordo com Crivellaro, a preocupação maior das autoridades em saúde está nos municípios próximos ao estado de São Paulo porque já foram registrados casos de febre amarela em Iporanga, Eldorado e em Registro, inclusive com óbitos. No Paraná, até o momento, não há circulação do vírus. Desde julho do ano passado, houve 17 notificações. Dessas, 15 já foram descartadas e duas continuam sob investigação.

Na reunião, também foi reforçado aos participantes que o prazo de notificação de suspeitas da doença é de 24 horas. Qualquer dificuldade na execução dessa busca ativa de população para vacinar deve ser reportada à Ouvidoria da Secretaria da Saúde (0800 644 44 14).

 

Via Agência de Notícias do Paraná

Fotos: Venilton Küchler/Arquivo ANPr

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Cobra Repórter ouve demandas da Comunidade Cachoeirinha

Cobra News (User)

UBS do Nobre realiza Saúde nos bairros no próximo sábado (26)

Cobra News (User)

Contribua: Reviver Church de Rolândia promove projeto “Mesa Solidária”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais