O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Polícia Civil ministrou palestras para mais de 6,8 mil pessoas em agosto no Paraná 

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou palestras para mais de 6,8 mil pessoas sobre violência doméstica, cibercimes, serviços de polícia judiciária, rede de proteção e combate às drogas. Ao todo foram 56 ações divididas em diversas cidades do Paraná durante todo o mês de agosto. As palestras fazem parte do projeto PCPR na Comunidade e foram ministradas por investigadores e delegados da PCPR.  

Os eventos tiveram como público-alvo alunos, educadores, assistentes sociais, conselheiros tutelares, conselheiros municipais e aconteceram em lugares como escolas, universidades e instituições públicas como secretarias e prefeituras. 

O coordenador do PCPR na Comunidade, João Mário Goes, conta que o objetivo das palestras é levar conhecimento e segurança aos paranaenses. “O objetivo é levar conhecimento para a população como forma de prevenção de crimes. São temas e públicos de locais e idades mais variadas possíveis. Tivemos palestras de prevenção contra violência contra a mulher, orientação de segurança para crianças, para adolescentes, para equipes da rede de proteção. É uma forma moderna que a Polícia Civil do Paraná tem de levar mais informação sobre segurança para toda a população paranaense”, afirma.  

Entre os dias 21 e 24 de agosto, a PCPR esteve em diversas escolas do município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, levando palestras para alunos de 6 a 11 anos.

Uma das instituições de ensino que recebeu a presença da PCPR foi a Escola Municipal Maria Eulina. A coordenadora Sandra Mara Ramos disse que o projeto foi essencial para levar conscientização para as crianças e também aproximar a instituição dos alunos. “Essa aproximação com a polícia tira o mito de que a polícia é algo que causa medo. É importante eles terem esse aprendizado de que a polícia veio para nos ajudar e que está ali sempre que precisarem”, afirma.  

Do número total de palestras, 38 delas abordaram o tema violência doméstica. As palestras sobre o tema também fazem parte da Operação Shamar, iniciada no dia 21 de agosto. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e promove ações repressivas, educativas e de acompanhamento de medidas protetivas divididas entre as forças de segurança pública. 

“Foi desenvolvida uma palestra para subsidiar as ações educativas com foco nas escolas, para que a gente converse sobre a violência doméstica e sobre o histórico do enfrentamento dos paradigmas envolvendo o tema”, afirma a delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes. 

PCPR NA COMUNIDADE  O PCPR na Comunidade é um projeto que acontece regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade. 

SOLICITAÇÃO  Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado.

AEN

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Polícia Militar do Paraná abre concurso público com 110 vagas para cadetes

Cobra News (User)

Paraná promove mutirão de renovação de passaportes e outros documentos para haitianos

Paraná soma 40 mortes de macacos por febre amarela

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais