O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná promove mutirão de renovação de passaportes e outros documentos para haitianos

O Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (Ceim) recebe até esta quarta-feira (23) um grupo de 600 haitianos para a renovação de passaportes e de outros documentos. O serviço é vinculado ao Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania, da secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

A ação foi solicitada ao Governo do Estado pela embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud, para atender residentes não só do Paraná, como também de outros estados. Esse é o caso de Moisés Jeudh, que mora em Santa Catarina há quatro anos e trabalha com reciclagem. “Vim renovar o passaporte, fui muito bem atendido e agora posso viajar”, diz.

“O Centro representa mais um esforço da atual gestão em promover oportunidades e acolher com dignidade as famílias que vêm em busca de uma nova vida”, afirma o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.

O chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania, Silvio Jardim, explica que o objetivo é auxiliar e prestar todo o suporte aos migrantes e refugiados que chegam ao Paraná. “A maioria dos migrantes que procura o Ceim-PR está entre 30 aos 59 anos e é formada por homens, que buscam trabalho, orientação para elaboração de currículo e para reinserção no mercado de trabalho”, destaca.

ATENDIMENTOS – No Ceim, que recebeu no ano passado o selo MigraCidades 2021 – Certificado em Governança Migratória pela Organização Internacional para Migrações (OIM), da ONU, as pessoas são recebidas por profissionais capacitados, que falam inglês, espanhol, crioulo haitiano, árabe, francês e japonês.

Lá, são encaminhadas para fazer CPF, Cartão de Registro Nacional Migratório (CRNM), protocolo de refúgio e carteira nacional de habilitação; além de outros serviços nas áreas de assistência social, educação, saúde, de garantias de direitos – como aqueles prestados pela Defensoria Pública do Estado – e projetos de capacitação profissional.

Durante os cinco anos de funcionamento, os principais migrantes são da Venezuela (2.517), Haiti (2.242) e Cuba (295).

FUNCIONAMENTO – O Ceim está localizado na Rua Desembargador Westphalen, 15, 13º andar, edifício Dante Alighieri, no Centro de Curitiba. O horário de atendimento é das 8h30 às 17h30. Para mais informação: (41) 3224-1979 ou pelo e-mail ceim@seju.pr.gov.br.

AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Governador sanciona lei que implementa opção pela educação domiciliar no Paraná

Previsão é de tempestades no Paraná no sábado (23)

Cadeirante invade conveniência, comete furto e é preso, no Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais