A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Paraná promove mutirão de renovação de passaportes e outros documentos para haitianos

Paraná promove mutirão de renovação de passaportes e outros documentos para haitianos

Publicado em: 24 mar 2022

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

O Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (Ceim) recebe até esta quarta-feira (23) um grupo de 600 haitianos para a renovação de passaportes e de outros documentos. O serviço é vinculado ao Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania, da secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

A ação foi solicitada ao Governo do Estado pela embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud, para atender residentes não só do Paraná, como também de outros estados. Esse é o caso de Moisés Jeudh, que mora em Santa Catarina há quatro anos e trabalha com reciclagem. “Vim renovar o passaporte, fui muito bem atendido e agora posso viajar”, diz.

“O Centro representa mais um esforço da atual gestão em promover oportunidades e acolher com dignidade as famílias que vêm em busca de uma nova vida”, afirma o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.

O chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania, Silvio Jardim, explica que o objetivo é auxiliar e prestar todo o suporte aos migrantes e refugiados que chegam ao Paraná. “A maioria dos migrantes que procura o Ceim-PR está entre 30 aos 59 anos e é formada por homens, que buscam trabalho, orientação para elaboração de currículo e para reinserção no mercado de trabalho”, destaca.

ATENDIMENTOS – No Ceim, que recebeu no ano passado o selo MigraCidades 2021 – Certificado em Governança Migratória pela Organização Internacional para Migrações (OIM), da ONU, as pessoas são recebidas por profissionais capacitados, que falam inglês, espanhol, crioulo haitiano, árabe, francês e japonês.

Lá, são encaminhadas para fazer CPF, Cartão de Registro Nacional Migratório (CRNM), protocolo de refúgio e carteira nacional de habilitação; além de outros serviços nas áreas de assistência social, educação, saúde, de garantias de direitos – como aqueles prestados pela Defensoria Pública do Estado – e projetos de capacitação profissional.

Durante os cinco anos de funcionamento, os principais migrantes são da Venezuela (2.517), Haiti (2.242) e Cuba (295).

FUNCIONAMENTO – O Ceim está localizado na Rua Desembargador Westphalen, 15, 13º andar, edifício Dante Alighieri, no Centro de Curitiba. O horário de atendimento é das 8h30 às 17h30. Para mais informação: (41) 3224-1979 ou pelo e-mail ceim@seju.pr.gov.br.

AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.