O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Pessoas com deficiência terão atendimento exclusivo nas Agências do Trabalhador na próxima sexta

Dedicado pela Rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para o atendimento exclusivo às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados do INSS, o dia 27 de setembro será marcado por uma ação em todo o Paraná. Nesta data, conhecida como “Dia D”, as Agências do Trabalhador do estado vão ofertar vagas exclusivas de emprego para pessoas com deficiência, visando a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

Também um espaço nas próprias agências para que as empresas e instituições formadoras possam realizar o processo seletivo de candidatos para as vagas.

As empresas participantes deverão atender ao artigo 93 da Lei nº 8.213/91, o qual determina que empresas com 100 ou mais funcionários devem preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência, em um índice que varia de acordo com a quantidade total de empregados.

Dia a dia

As Agências do Trabalhador já fazem a intermediação de vagas para pessoas com deficiência em sua rotina diária. Entretanto, para aumentar as oportunidades para essa população, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf) tem feito na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Júnior um trabalho de conscientização e ampliado o atendimento às pessoas com deficiência e, por sua vez, a oferta de vagas.

O secretário Ney Leprevost reforça o intuito de incluir essa população no mercado de trabalho. “Queremos oportunizar às pessoas que possuem alguma deficiência a inclusão na sociedade por meio do trabalho. Priorizamos este atendimento para que possam superar as próprias limitações e também fazer com que as empresas aproveitem o potencial desses profissionais”, destaca.

Nacional

O “Dia D” será realizado em todo o Brasil, numa promoção do Ministério da Economia com os governos estaduais. De acordo com o órgão, 45 milhões de brasileiros vivem com algum tipo de deficiência. Apenas no Paraná são cerca de 2,5 milhões pessoas, segundo o Censo 2010 do IBGE.

Os interessados nas vagas devem comparecer à Agência do Trabalhador mais próxima e levar a Carteira de Trabalho, RG, CPF e laudo médico comprovando a deficiência.

Fonte: Sejuf

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Governo do Estado quer abrir 20 mil vagas de emprego para jovens carentes

Paraná termina 1º semestre com saldo positivo de 90 mil vagas de emprego

Novo caso de febre amarela é confirmado no Paraná

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais