O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná tem a maior taxa de transmissão de Covid-19 do Brasil

Além de confirmar nesta sexta-feira (25) o segundo caso da cepa B.1.617 no Paraná, popularmente conhecida como variante indiana, ou delta, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, alertou para uma nova alta na taxa de transmissão da Covid-19 no Paraná.

Em pronunciamento nas redes sociais, ele afirmou que o chamado ‘R’ chegou a 1,43, o que quer dizer que 100 pessoas infectadas com o vírus contaminam outras 143, um índice alto que mostra tendência de crescimento nos casos. Segundo os dados do Sistema Loft, o Paraná apresenta hoje a maior taxa de transmissão do Brasil, acima inclusive da taxa nacional, atualmente em 1,09.

O segundo estado com maior taxa de transmissão, segundo o Sistema Loft, é o Rio Grande do Norte, com 1,35, seguido de São Paulo, com 1,15, e Paraíba, com 1,1.

“O estado ainda não pode ‘substituir a segurança pelo alívio da vacina no momento. Claro, um ano e quatro meses após o início da pandemia, gostaríamos de ter toda a população vacinada.

Vamos continuar com o nosso decreto, os municípios também possuem os seus. Vamos fazer com que a vacina seja nossa esperança para os próximos dias”, disse o secretário.

Beto Preto também pediu à população que não escolha a ‘marca’ da vacina contra Covid: “Em primeiro lugar, não podemos escolher vacina. Qualquer vacina aprovada pela Anvisa tem ciência, valor e efetividade. Segundo lugar: já existem estudos que mostram que as vacinas do Brasil se mostram eficazes contra as variantes. E por fim, estamos trabalhando todos os dias, vacinação de domingo a domingo, meu respeito a todos profissionais de saúde do Paraná”.

Nova cepa

A identificação do caso da nova cepa, novamente em Apucarana, na 16ª Regional de Saúde, foi realizada por sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de uma mulher de 42 anos, gestante, residente do Japão, que chegou ao Brasil no dia 05 de abril.

Ela realizou a coleta de exame RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 antes de embarcar, tendo resultado negativo para a doença. Dois dias após sua chegada, em 07 de abril, a gestante iniciou sintomas respiratórios, fez um novo exame, sendo positivo. A paciente precisou ser internada no dia 15 de abril e, devido ao agravamento dos sintomas, em 18 de abril passou por uma cesariana de emergência e foi a óbito no mesmo dia.

O recém-nascido, prematuro de 28 semanas, ficou internado até o dia 18 de junho e teve o resultado do exame negativo para a infecção da Covid-19. Atualmente, o bebê está saudável e segue em acompanhamento pelo município. Os demais integrantes da família desta gestante seguem saudáveis. Esta gestante era amiga próxima da filha da primeira pessoa confirmada com a variante indiana no Paraná.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Ratinho Junior sanciona lei da gratuidade das passagens para idosos

Cobra News (User)

Secretaria de Saúde reforça a importância da segunda dose da vacina anticovid

Mulher morre após descer de caminhão desgovernado e ser esmagada em muro pelo próprio veículo

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais