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Paraná fará gestão da obra da segunda ponte ligando Brasil ao Paraguai

Acordo foi fechado ontem (12) em Brasília, durante encontro do governador Ratinho Junior com os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Previsão é de que o projeto seja bancado pela Itaipu, com prazo de construção de três anos.

 

O governador Ratinho Junior anunciou ontem (12) que o Paraná vai fazer a gestão das obras de construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, que será construída em Foz do Iguaçu. O anúncio foi feito após encontro com os presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benítez, em Brasília.

Segundo Ratinho Junior, os dois países fecharam um acordo para a realização da obra que irá desafogar o tráfego pesado na Ponte da Amizade para cruzar a fronteira. “O governo federal está delegando ao Paraná a gestão da obra”, afirmou o governador, ressaltando que a decisão foi dos dois presidentes, após pedido de delegação feito pelo Estado.

“Depois de 53 anos, o Paraná vai ter a oportunidade de fazer a gestão dessa obra tão importante para o Estado e para o País, que é a segunda ponte ligando Brasil e Paraguai. Obra que vai integrar ainda mais os dois países e alavancar a nossa economia”, destacou o governador Ratinho Junior.

“A decisão confirma a boa parceria entre o Paraná e o governo federal”, afirmou o secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que acompanhou o governador no encontro na capital federal. A reunião também teve a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Projeto

A segunda ponte será construída sobre o rio Paraná na região do bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu. No lado paraguaio, a obra vai alcançar o município de Presidente Franco, vizinho a Cidade de Leste, onde está a Ponte Internacional da Amizade. Com a obra, todo o transporte de cargas será feito pela nova passagem, e a atual vai atender somente turistas e passageiros.

A Ponte da Amizade, construída em 1965, é o principal corredor logístico entre Brasil e Paraguai e está sobrecarregada. Além das pessoas que circulam entre Foz e Cidade de Leste, ela também concentra o trânsito de caminhões.

Além da segunda ponte, o projeto inclui a construção de uma ligação entre a Rodovia das Cataratas e a BR-277 pela Perimetral Leste, por onde também trafegarão os veículos pesados que circulam entre Brasil e Argentina.

O acordo entre Bolsonaro e Mario Benítez inclui outra ponte, ligando o município de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai, sobre o rio Paraguai. A previsão é de que as obras durem cerca de três anos.

Detalhes

A ligação entre Foz do Iguaçu a Presidente Franco foi licitada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), em 2014. O projeto, no entanto, não teve continuidade e agora será retomado com recursos de Itaipu. A obra tem custo previsto de R$ 302,5 milhões (considerando estrutura e desapropriações), além de R$ 104 milhões para a construção de uma perimetral no lado brasileiro.

O projeto do DNIT previa uma ponte estaiada de 760 metros de extensão, com duas torres de sustentação de 120 metros de altura, acostamento e calçada. A perimetral de 15 quilômetros tem custo estimado de R$ 104 milhões, que contempla os custos do projeto, desapropriações, construção de quatro viadutos e duas aduanas (uma na cabeceira da nova ponte e outra na fronteira com a Argentina).

Via AENPR

Foto: Marcos Corrêa/PR

 

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