O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Vaza lista com nomes de pacientes de Arapongas infectados pela Covid-19

A Prefeitura de Arapongas determinou neste sábado (11/07), através da Secretaria Municipal de Saúde, que seja aberto um processo administrativo para apurar e punir, com o rigor, a pessoa ou pessoas responsáveis pela divulgação de uma lista com nomes de pacientes que foram infectados com o novo coronavírus. O pedido de apuração foi feito pelo prefeito Sérgio Onofre ao secretário da Saúde, Moacir Paludetto Júnior.

A Prefeitura já tem algumas pistas que devem levar à pessoa ou pessoas que, de forma criminosa e antiética, expuseram o nome desses pacientes através de mensagens em grupos de WhatsApp. A lista foi conhecida depois que uma das pacientes recebeu ligação telefônica de uma amiga querendo saber sobre seu estado de saúde. Além do nome dos pacientes, a lista tem o endereço, o telefone, a data em que receberam o resultado e o posto de saúde onde foram atendidos. Sentindo-se constrangida, a paciente levou o caso aos meios de comunicação.

“Os dados são sigilosos, a divulgação sem o consentimento do Município e dos pacientes é ilegal e o compartilhamento também. Vamos abrir um processo administrativo para apurar a origem do vazamento, com potenciais punições graves aos envolvidos”, garante o secretário.

Ele frisa que quem tem a responsabilidade sobre estas listas com os nomes e os demais dados são os profissionais que realizam o monitoramento desses pacientes e os profissionais que fazem o encaminhamento deles para os hospitais quando necessário. “Pedimos desculpas pelo ocorrido e frisamos que será feito um trabalho rigoroso para identificar os responsáveis e puni-los de forma exemplar”, acrescenta o secretário.

Os protocolos do Ministério da Saúde frisam que as pessoas que desrespeitarem o sigilo dos pacientes, divulgando ou compartilhando essas informações, podem ser vítimas de ação penal. O caso também será levado à Polícia.

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

(Via Dia a Dia Arapongas)

Postagens relacionadas

Jogos Universitários abrem o calendário dos jogos oficiais do Paraná

Homem entra pela janela em carro que ‘andou sozinho’ e salva menino; VÍDEO

Cobra News (User)

Vestibular 2025 da UEL será realizado nos dias 17 e 18 de novembro

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais