O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná cria Rede Integrada para Atendimento de Animais em Desastres

O Governo do Paraná publicou nesta sexta-feira (06) um o decreto que cria a Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres (Remad) , uma iniciativa que visa garantir o atendimento adequado aos animais da fauna doméstica e silvestre em situações de desastre. A Remad é fruto de uma articulação entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR).

A rede tem por objetivo desenvolver ações de gestão de risco nas esferas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação para minimizar o impacto dos desastres sobre os animais. Para isso, serão estabelecidos protocolos e diretrizes para atuação integrada dos órgãos envolvidos, bem como para o recrutamento, capacitação e mobilização de voluntários especializados no manejo de animais em desastres.

Compõem a rede, além de Sedest, Defesa Civil e CRMV, o Instituto Água e Terra; a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e da Delegacia de Meio Ambiente; a Adapar, e o Conselho Regional de Biologia. A coordenação estadual da Remad será formada por representantes dessas instituições, que se reunirão periodicamente para planejar, monitorar e avaliar as atividades. A rede também contará com um sistema de comunicação e informação que permitirá o compartilhamento de dados e experiências entre os participantes.

O secretário Valdemar Bernardo Jorge, de Desenvolvimento Sustentável, ressaltou que a Remad é uma rede colaborativa que conta com a participação de diversos setores da sociedade. “É uma iniciativa inovadora que mostra o compromisso do Paraná com a sustentabilidade e com a vida. A Remad vai fortalecer as capacidades de proteção aos animais. Além disso, as comunidades serão beneficiadas com um atendimento mais organizado e estruturado, com profissionais qualificados para o atendimento dos animais”, disse.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, afirmou que a rede se soma aos esforços de prevenção e mitigação dos danos em desastres, que contam com orientações às prefeituras e apoio com treinamentos e equipamentos.

“Essa rede vai somar à estrutura de atendimento aos desastres, ampliando o cuidado já existente. Ela reforça também a essência da Defesa Civil, que é a participação integrada entre órgãos públicos e sociedade civil em prol do bem maior que é a vida. O Paraná está mostrando mais uma vez sua capacidade de inovação, com uma estrutura que vai garantir o atendimento técnico e de qualidade no manejo de animais em desastres”, afirmou.

A Remad foi inspirada na Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), que é uma rede de voluntários especializada em comunicação via rádio ligada à Defesa Civil que auxilia em situações de emergência. A REER existe desde 2002 e tem se mostrado eficiente e atuante ao longo dos anos, auxiliando no apoio específico aos desastres.

Com informações:AEN

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

De acordo com secretário, Cartão Comida Boa será pago até sábado

Covid-19: Paraná tem 1.071 pessoas à espera de um leito de UTI ou enfermaria; ‘Atingimos o limite máximo’

Polícia Civil ministrou palestras para mais de 6,8 mil pessoas em agosto no Paraná 

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais