O Portal do Norte do Paraná
Política

Operação trânsito seguro é realizada em Londrina

A Companhia de Policiamento de Trânsito do 5° BPM – CiaPTran – volta a atenção do seu policiamento para a orientação e prevenção da embriaguês ao volante, motos baixadas pelo DETRAN e para a fiscalização dos escapamentos alterados de motocicletas.

As operações estão inseridas dentro do propósito Maio Amarelo e algumas ações serão feitas em conjunto com a CMTU.

São frequentes as apreensões de motos baixadas pelo DETRAN e isso é motivo de preocupação. Essas motos por não possuírem emplacamento geram o sentimento de impunidade dos condutores, que não receberão as notificações. Mesmo que essas motos sejam apreendidas o prejuízo é minimizado a esses condutores devido terem sido adquiridas por baixos preços. Tudo isso gera um sentimento de irresponsabilidade que compromete a segurança no trânsito pondo vidas em risco.

Uma preocupação recente passa a ser também a perturbação do sossego e a poluição sonora provocada pelos escapamentos alterados de motocicletas. As reclamações pelos barulhos provocados por estas motocicletas tem gerado um desconforto pela população a qual tem cobrado providências também da PM.
Só este ano foram realizados 120 autos de infração pelo artigo 230, inc. XI do CTB, demonstrando um aumento em comparação com o ano de 2018 que foram 223 autos.

Artigo 230, inc. XI, conduzir o veículo:

Com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante – Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997 do Código de Trânsito Brasileiro.

A modificação do escapamento original altera a funcionalidade mecânica da moto e faz ultrapassar os limites permitidos do barulho emitido tornando-o mais barulhento.

Quando a irregularidade é constatada os PM lavram um auto de notificação pelo artigo já mencionado, que é previsto como infração grave com a perda de 5 pontos na CNH. É realizado uma regularizadora que pode conceder ao proprietário da moto até dez dias para que o problema seja sanado. A não apresentação do veículo regularizado dentro do prazo acarreta no bloqueio administrativo do documento da moto.

Motorista: Seja prudente. Obedeça a sinalização de trânsito e regularize seu veículo.

(Via Comunicação Social do 5° BPM/ Texto: Tenente Emerson Castro)

Postagens relacionadas

Lula assina MP que prevê redução de 3,5% a 5% na conta de luz

Cobra News (User)

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Réu na ZR-3, vereador Mário Takahashi reassume cargo em Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais