O Portal do Norte do Paraná
Comunidade

Oito bairros de Cambé estão em situação de risco para surto de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde Pública divulgou o 5º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), que inclui dados levantados entre 11 e 16 de setembro. Apesar do índice predial geral em Cambé estar em 0,8%, sem alto risco de surto da doença, alguns bairros preocupam e demandam uma maior atenção, ainda mais com a primavera começando e as temperaturas voltando a ficar altas.

De acordo com o LIRAa, oito bairros apresentam índice predial acima de 2%, registrando risco para um possível surto de dengue. São eles: Cidade Alta (7,14%), Centro I (5%), Campos Verdes (5%), Vila Brasil (4,76%), Cambé V (2,7%), Guarani (2,63%), Alvorada (2,34%) e Ana Rosa (2,13%). O número representa os imóveis com criadouros ativos do mosquito da dengue a cada 100 residências.

Já o índice predial geral está em 0,8%, e a Secretaria de Saúde indica que 95% dos focos do mosquito ainda estão dentro dos imóveis. O LIRAa ainda identificou que a maioria deles estão em vasos de plantas, tanques, tambores e material reciclável como potes expostos no quintal.

O coordenador de Serviços das Ações de Campo do Setor de Endemias, Acenaldo Lima, explica que estamos em uma época do ano que o calor e a chuvas estão voltando a ser mais frequentes, aumentando o risco de contágio da doença, e lembra a população sobre os cuidados que devem ser retomados para ajudar a evitar um risco de surto de dengue.

“Temos que estar sempre atentos, limpar os quintais; eliminar tudo que não é utilizado e que pode acumular água e servir de abrigos para animais peçonhentos; colocar garrafas vazias de cabeça para baixo; tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água; manter os quintais bem varridos e limpos e escovar bem as bordas dos recipientes. Se cada um fizer a sua parte, podemos ficar em uma situação mais tranquila”, afirmou.

Os levantamentos de dengue são feitos a cada dois meses, totalizando seis no ano, em datas estabelecidas no fim do último ano pela Secretaria Estadual de Saúde. Lima salientou ainda que o LIRAa serve, principalmente, para auxiliar na tomada de decisão para diminuição dos casos da doença em Cambé, mensurar a incidência do mosquito e reforçar as ações de bloqueios, como por exemplo, as realizações de mutirões e educação em saúde, orientando a população na maneira correta de eliminar os focos e riscos à saúde.

Mais informações na rádio Cobra FM 107.1

Fonte: Prefeitura de Cambé.

Postagens relacionadas

Matrículas de cursos de idiomas para estrangeiros terminam na sexta (18)

UBS do Parigot terá Saúde nos Bairros neste sábado (25)

Projeto de lei pode aumentar espaço para hortas comunitárias em áreas públicas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais