O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Nova parceria entre hospitais e PUCPR fortalecerá o ensino médico em Londrina

O Governo do Estado formalizou, nesta quarta-feira (11), um importante marco para o aprimoramento do ensino médico e da formação de profissionais de saúde na região de Londrina com um Termo de Cooperação entre os Hospitais Zona Norte e Zona Sul e o Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Campus de Londrina.

O documento, assinado pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e a diretora do Campus da PUC Londrina, Nadia Moreno, estabelece as bases para o desenvolvimento de hospital-escola nas unidades, com direcionamento para as áreas de pediatria, cirurgia ginecológica, clínica médica e cuidados paliativos.

A parceria entre as instituições deve criar oportunidades significativas para estudantes de Medicina e profissionais da área. Um dos principais objetivos é promover atividades de pesquisa acadêmica, permitindo que os universitários tenham acesso a experiências práticas. Além disso, a cooperação visa fortalecer o sistema de saúde na região, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e comprometidos com o bem-estar da comunidade local.

“Estamos comprometidos em fortalecer a educação médica e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde em nossa região. Essa cooperação entre os hospitais locais e a PUC-PR representa um avanço significativo nesse sentido”, avaliou o secretário.

No Hospital Zona Sul, serão turmas de até 12 estudantes por dia, com cerca de 160 universitários até o fim do ano. Já para o Zona Norte, deverão participar da formação turmas diárias de 25 acadêmicos, somando cerca de 580 alunos ao fim deste período.

“Hospitais-escola desempenham um papel crucial no desenvolvimento de futuros médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. A assinatura deste termo de cooperação é um passo importante para tornar Londrina um polo de excelência na formação de profissionais de saúde”, reforçou o diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), Marcello Machado, entidade que administra os hospitais.

Nadia Moreno destacou a iniciativa como fundamental para a formação do corpo acadêmico. “Não temos dúvidas de que essa cooperação terá um impacto positivo tanto na formação de novos profissionais de saúde quanto na qualidade dos serviços médicos prestados à população. Com o apoio do governo estadual e a dedicação da universidade, estamos traçando um grande futuro para a saúde”, ressaltou.

Com informações:AEN

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

VÍDEO: Paranaense tatua imagem de Ratinho Jr. e pai no braço; “Sou fã”

Cobra News (User)

Quase 100 mil pessoas no Paraná já foram vacinadas contra a Covid-19 no Paraná

Novo coronavírus: Paraná chega a 108.659 casos confirmados e 2.778 mortes

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais