O Portal do Norte do Paraná
Paraná

No Paraná, casos e mortes por Covid-19 em 2021 já superam números de 2020

Passados pouco menos de quatro meses de 2021, o número de casos novos e falecimentos em decorrência das complicações causadas pela Covid-19 já supera o acumulado de casos e mortes em todo o ano de 2020, quando o Paraná atravessou praticamente 10 dos 12 meses do ano convivendo com a crise sanitária.

Segundo levantamento feito pelo Bem Paraná com base nos Informes Epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa-PR), ao longo de todo o ano passado 413.409 paranaenses foram infectados pelo novo coronavírus, com 7.910 pacientes vindo a óbito. Já neste ano, o número de infectados chegou a 494.472 no último dia 20, enquanto o total de óbitos alcançou 12.584.

Tem-se, então, um cenário no qual, em menos de quatro meses de 2021, o número de casos de Covid-19 já supera em 19,61% o total de diagnósticos no ano anterior. Já quanto aos óbitos, neste ano se verifica um aumento de 59,9% em relação ao acumulado de 2020, inclusive com um aumento da letalidade da doença – em 2020 1,91% dos pacientes infectados acabaram morrendo, porcentual que já está em 2,54% no ano corrente.

Mas o que pode explicar esse agravamento da crise sanitária no Paraná? Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o principal fator é a circulação da variante P1, descoberta no Amazonas e que já se sabe ser mais transmissível que a cepa do coronavírus que circulava majoritariamente no ano passado. Recentemente, inclusive, estudo do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná) identificou que quase metade (46,2%) dos casos de Covid-19 no estado já são causados pela nova linhagem do vírus.

“Estamos com a cepa P1, amazônica brasileira, circulando de maneira prevalente no Paraná hoje. Essa cepa é mais rápida, tem evolução no curso da doença mais rápido e ela é mais contagiosa do que a cepa do ano passado. Isso acaba causando essa aglomeração de pacientes nas portas de UPAs, pronto socorro, muita gente necessitando de leito em enfermaria e UTI, forçando a nossa rede de saúde a ter que reverter leitos tradicionais, leitos convencionais, para leitos Covid”, explica o gestor.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Ratinho Junior autoriza envio de aeronave para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Cobra News (User)

Programa de pós em ensino de vivências e educação matemática da UEL completa 20 anos

Cobra News (User)

Cavalo “desaba” por não suportar carga de carroça e dono se irrita com cobrança

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais