O Portal do Norte do Paraná
Paraná

No Paraná, 150 mil eleitores estão com títulos cancelados. Saiba como regularizar

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informou que 150 mil títulos de eleitor estão cancelados no Estado. São eleitores que não votaram, não fizeram cadastramento biométrico ou não justificaram ausência por pelo menos três eleições consecutivas. O prazo para regularização é 6 de maio. Esses eleitores podem comparecer em qualquer cartório eleitoral do Estado, munidos de documento com foto, comprovante de residência e quitação militar, para os homens, para regularizarem a sua situação.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Gilberto Ferreira, acompanhado do diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach, recebeu a imprensa para uma coletiva na sexta-feira (31), na Sala Multiuso, no edifício-sede da Justiça Eleitoral em Curitiba. Na ocasião, foi apresentado o Calendário das Eleições 2020 e os preparativos para as primeiras eleições com 100% do eleitorado identificado biometricamente no Paraná.

O eleitor que teve o documento cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo. Que estiver com o título irregular ainda pode ter problemas na inscrição e nomeação em concurso público; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino público; obter certidão de quitação eleitoral e qualquer documento perante repartições diplomáticas.

O Paraná tem 8.068.339 eleitores, 186 zonas eleitores e 27.433 seções eleitorais. Nas eleições de 2020, serão usadas 31.924 urnas. Será a primeira eleição 100% biométrica.

Os jornalistas também perguntaram sobre a possibilidade de haver segundo turno em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “O município precisaria registrar um acréscimo de 10 mil eleitores até 6 de maio, quando fecha o cadastro eleitoral, para chegar aos 200 mil eleitores necessários para a realização de segundo turno”, explicou a coordenadora de Planejamento Estratégico, Solange Maria Vieira.

Via:Bem Paraná

Sintonize na Rádio Cultura AM 930 e ouça outras informações

Postagens relacionadas

Vacinas da Janssen chegam ao Paraná nesta quinta-feira no Paraná

PRF registra grave acidente entre Maringá e Mandaguaçu

Cobra News (User)

Colisão frontal deixa um morto e três feridos na BR-163

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais